Varejo supera previsão e dispara 12,3%

Leia em 4min 30s

Para reforçar a expectativa de mais um excelente ano para todos os segmentos varejistas, os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o desempenho do comércio em fevereiro, que registrou alta de 12,3% em relação ao mesmo mês do ano passado, foram amplamente comemorados, pois nenhuma categoria registrou queda: ao contrário, todas tiveram crescimento de acima de 4,8%. Agora, redes e shopping centers começam a se preparar para o Dia das Mães, cuja previsão é ser melhor que os de anos anteriores. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), é esperado aumento de 7% das vendas na data, considerada a segunda melhor data comercial do ano.

 

Shoppings (malls) como o Centro Comercial Aricanduva, na zona leste da capital paulista, que é o maior shopping da América Latina, e o Central Plaza, também em São Paulo, esperam altas acima do mercado, de até 18%, e preparam campanhas para estimular ainda mais a data que só perde para o Natal em vendas.

 

No Shopping Central Plaza, a campanha de Dia das Mães, que dará brindes aos clientes, começa na semana que vem, e a alta esperada é de 18% das vendas em relação ao mesmo período do ano passado, devendo ocorrer ainda um crescimento de 10% do movimento de consumidores. Fábio de Sousa Médici, superintendente do mall, afirma que o desempenho já estava em bom patama: o primeiro trimestre registrou alta de 14% frente ao mesmo trimestre de 2009. "Os lojistas já estão com estoque e preparados, estamos vendo com bons olhos a data; em alguns dias, o Dia das Mães tem vendas maiores até do que o Natal", disse.

 

No caso do Centro Comercial Aricanduva, que inclui o shopping, um autoshopping e o Interlar, a campanha do Dia das Mães, na qual investem R$ 800 mil, deve começar no final de abril e deve contar com anúncios na TV e em jornais. De acordo com Marcos Sérgio de Oliveira Novaes, superintendente do empreendimento, que pertence ao Grupo Savoy, o primeiro semestre foi realmente melhor do que o esperado, o que eleva o otimismo para o Dia das Mães. "Estamos muito otimistas e esperamos uma alta de pelo menos 7% porque a base do ano passado foi alta. Mesmo com a crise econômica, 2009 foi bom; e este ano nem temos este problema", ressalta.

 

Ao DCI, o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, afirmou que historicamente o primeiro trimestre é o pior do ano, e este foi bom, "muito melhor do que o de 2009. Tivemos uma reunião com empresários do setor e eles repassaram bons resultados e boas expectativas para o calendário seguinte".

 

Com diversas condições favoráveis como taxas de juros acessíveis, importados com preços estabilizados, maior renda da classe C e contratações da indústria, o executivo acredita que o varejo de shoppings pode até crescer acima do projetado este ano, em que a previsão é de aumento de 12% nas vendas registradas no ano de 2009.

 

O presidente da entidade reforçou que a maioria dos comerciantes de centros de compras deve apostar em diferentes estratégias para atrair o consumidor ao seu estabelecimento, seja antecipando coleções de outono e inverno, no caso do setor de vestuário, que representa 50% dos lojistas de shopping, seja por meio de ações agressivas de marketing.

 

Supermercados

 

No setor de supermercados, que teve alta 11,5%, segundo o IBGE, e no de eletrodomésticos e eletrônicos, um dos que mais surpreenderam, com aumento de 22,2%, o Grupo Pão de Açúcar também já havia afirmado ao DCI que está otimista com o período. Segundo Hugo Bethlem, vice-presidente do grupo, a expectativa do comércio para a data é muito grande. Apesar de não revelar números, confirma que já sente o crescimento da procura por itens, principalmente da linha marrom e eletroportáteis. "Quando o ano é ruim as pessoas já ajudam sua mãe, e, quando o ano é positivo ajudam mais ainda. Acho que todo mundo vai dar presentes, coisas para ela curtir", disse.

 

Veículos

 

No setor automotivo, que cresceu 16% em fevereiro, não é diferente, e, mesmo com o fim da redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI), as vendas de veículos devem continuar a ter bom desempenho. No caso dos veículos importados, as altas são maiores e impressionam, pois, de acordo com 22 marcas afiliadas à Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores (Abeiva), em março houve crescimento de 245% frente a março de 2009: foram vendidas 8.716 unidades no mês passado, contra 2.526 veículos em igual período de 2009. Sobre o mês anterior, a alta foi de 60,7%. No primeiro trimestre de 2010, 198,3%, com 19.211 unidades emplacadas, contra 6.400 do primeiro trimestre do ano passado.

 

Os primeiros três meses do ano indicam excelente desempenho do setor varejista, que espera alta de até 18% nas vendas para o Dia das Mães. Segmentos como supermercados e veículos disparam no trimestre.

 

Veículo: DCI

 


Veja também

Estudo mostra que moeda comum entre o BRIC é viável

Representantes dos países que compõem o BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) e pesquisadores...

Veja mais
Vendas no varejo em ritmo pré-crise

Alta de 12,3% em fevereiro ante igual mês de 2009 reforça a expectativa de aumento da taxa Selic na reuni&a...

Veja mais
Reunião do Bric é esperança para País reconquistar a Rússia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se prepara para receber está semana os líderes de Rús...

Veja mais
93,8% das indústrias devem investir

Segundo pesquisa da Fiesp, no ano passado o porcentual das empresas que afirmaram que iriam investir era de 85,1%  ...

Veja mais
Investimento na indústria crescerá 26%

A recuperação da atividade econômica levou empresas de setores voltados ao mercado doméstico ...

Veja mais
Governo volta a acenar com importação para conter preço

Empresários do setor de comércio exterior receberam duas notícias positivas na última sexta-...

Veja mais
Maioria das queixas comerciais é barrada

De cada três reclamações antidumping das empresas, só uma vai em frente no governo   D...

Veja mais
Mesmo inadimplentes, 29% querem comprar mais

Pesquisa da Associação Comercial constata que aumentou o número de consumidores com dívidas ...

Veja mais
Inflação trimestral é a maior desde 2003

Taxa de março é de 0,52% (2,06% em 3 meses) e com 5,17% em 12 meses, IPCA já ultrapassou centro da ...

Veja mais