Classe C mudou o perfil do líder, diz consultor

Leia em 2min 20s

Especialista em gestão de talentos afirma que o mercado exige novas competências

 

Os líderes de sucesso no mundo empresarial, até pouco tempo atrás, eram aqueles capazes de comandar planejamentos estratégicos assertivos que vislumbravam o mercado anos à frente.

 

Com esse planejamento, conseguiriam gradualmente adaptar as companhias às novas demandas de clientes ou consumidores.

 

Para o especialista em desenvolvimento humano e desempenho organizacional Alexandre Prates, o conceito do líder estrategista com tempo suficiente para compreender as mudanças dos consumidores mudou.
"O novo perfil do consumidor, especialmente da classe C, tem exigido mudanças mais rápidas das empresas e isso tem pressionado os líderes a desenvolver novas competências", diz.

 

Fundador e diretor do Instituto de Coaching Aplicado, o ICA, Prates passa parte do mês viajando pelo país para detalhar aos executivos as novas características desejadas pelas empresas. Leia trechos da entrevista. (CF)


 
Novas características

 

O líder do passado era o que fazia o planejamento estratégico e mandava executar. O de hoje é o que participa da execução. Surge o líder servidor, que acompanha semanalmente as pessoas, oferece sua orientação, mas que cobra resultados. Mas é aquele que às vezes precisará dar um tapa na mesa para definir a autoridade.

 

Equipe motivada
Os bons funcionários hoje não seguem uma empresa ou mesmo o líder. Eles se comprometem com a causa desse líder e dessa empresa.

 

Necessidades empresariais
O que não pode faltar é a visão de longo prazo e hoje essa é uma das principais deficiências. Um líder com visão de longo prazo, e que consegue manter a equipe motivada, consegue obter bons resultados mesmo nos momentos de pressão.

 

Classe C
O perfil do consumidor mudou e o líder precisou adquirir visão de mercado muito grande. A classe C tirou o líder da zona de conforto e mostrou que ele precisa ser mais flexível. Há necessidade de visão de mercado e capacidade de desenvolver colaboradores numa velocidade muito maior do que antes.

 

Ação rápida
Criou-se uma pressão por agilidade em marketing e desenvolvimento de produtos para que as empresas pudessem dialogar melhor com esse público.O orientador para essa nova estratégia é o novo líder, que está engajado.

 

Escolas de negócio
A experiência acadêmica e as palestras de coaching não substituem a experiência prática. O líder é formado no mercado, no chão de fábrica.

 

Bons líderes
Um dos que mais admiro é o criador do Facebook, Mark Zuckerberg. Questionado sobre a razão de não vender o Facebook por US$ 1 bilhão, disse que seu propósito era criar o futuro da internet, e que isso ia além do valor. Esse é um bom modelo de líder.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Bens duráveis ajudam a segurar inflação

Conjuntura: Preços de produtos como automóveis e televisores registram queda no acumulado do ano   O...

Veja mais
SP restringe benefícios de acordo fiscal com ES

Depois de conceder a benesse do cancelamento dos autos de infração por pagamento de ICMS ao Espírit...

Veja mais
Projeção para inflação na capital paulista em julho cai para 0,23%

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), Antonio Evaldo Comune, reduziu, ontem, de 0,25% par...

Veja mais
Fusões e aquisições no setor do consumo devem crescer em 18 meses

O ritmo das fusões e aquisições na indústria de consumo deve aumentar nos próximos 18...

Veja mais
Segundo semestre começa sem reação

Primeiros números de julho não indicam reaceleração do ritmo de crescimento   Os prim...

Veja mais
Mercado reduz projeção da taxa básica Selic para 11,75%

O mercado reduziu sua projeção para a taxa básica de juros (Selic) de 12% ao ano para 11,75%, logo ...

Veja mais
Brasileiro já pagou R$ 700 bi de impostos em 2010

Em 2009, a marca de R$ 700 bilhões foi atingida 41 dias depois, no dia 4 de setembro   Do início do...

Veja mais
IPC-S desacelera em 4 de 7 capitais e Porto Alegre registra inflação

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S), medido pela Fundação Getúlio Varg...

Veja mais
FGV projeta nova deflação para índice de preços ao consumidor

O coordenador do Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S), Paulo Picchetti, disse que o panorama atu...

Veja mais