Mais cartões de crédito nas mãos de consumidores e descontrole nos gastos. Essa combinação tem sido fatal para o orçamento de muita gente. Os números comprovam: dos 39 milhões de novos cartões que chegaram ao mercado este ano no Brasil, 17 milhões (43, 5% do total) foram emitidos por redes varejistas - são os chamados private label, cartões de crédito que levam a bandeira da loja. E na esteira desse crescimento, subiu também a inadimplência.
Na capital paulista, pesquisa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) mostra que 23% dos inadimplentes estão endividados nos cartões de loja e rede. Em setembro do ano passado, eles representavam apenas 9% dos casos.
“Temos observado que o descontrole financeiro é uma das principais justificativas para a inadimplência, motivo citado por 17% dos entrevistados”, ressalta Emílio Alfieri, economista da ACSP. “Com a proliferação dos private label, o consumidor pode adquirir um monte de cartões e perder a noção de suas compras, já que elas estarão dispersas em várias faturas”, diz Alfieri.
Para o consultor financeiro Gustavo Cerbasi, quem aceita ter o cartão de uma rede, em geral, já apresenta maior propensão ao endividamento. “Como uma das principais vantagens desse cartão é o parcelamento da compra em prazo mais extenso que o normal, quem adquire um private label já o faz pensando em dividir o pagamento em muitas vezes.”
Cerbasi também avalia que grande parte desses consumidores tende a não pagar o valor integral da fatura na data prevista. “Como a maioria das lojas não cobra anuidade pelo cartão, o lucro vem justamente dos juros pagos por quem atrasa o pagamento e entra no rotativo. Elas contam com isso”, diz.
Luís Staub, diretor-presidente da Financeira Itaú CBD (FIC) e responsável pela gestão dos cartões private label de redes como Pão de Açúcar, afirma que a inadimplência em sua carteira é baixa. Mas garante que o principal atrativo dos cartões de loja é mesmo o parcelamento estendido. “Na compra de um eletroeletrônico, por exemplo, com um cartão normal é possível parcelar em no máximo seis vezes sem juros. Com o cartão da loja, pula para 12 vezes sem juros”, garante.
Jovens
A pesquisa da ACSP mostra que a inadimplência geral - não só de quem se endivida com cartões - está concentrada entre os mais jovens (entre 21 e 30 anos). “É um público que está começando a vida adulta, não tem muito controle das finanças e quer comprar tudo muito rápido. Por isso, é natural que fiquem inadimplentes”, diz Alfieri. “E são justamente os mais novos que eliminaram os pagamentos com cheque e só usam cartão, por acharem mais prático.”
É o caso da publicitária Camila Feola Oliveira, de 26 anos. Consumidora compulsiva - e assumida -, ela só faz compras no cartão. “Além do cartão de crédito normal, tenho quatro de loja”, diz. “Eles dão muitas vantagens na compra. Mas é muito fácil se atrapalhar com os pagamentos, ainda mais no caso dos cartões em que você só pode pagar a fatura se for até a loja.”
Veículo: Jornal da Tarde