Metade das famílias da capital paulista estava endividada em agosto, aponta levantamento realizado pela Fecomercio-SP. O índice é inferior aos 52% registrados em julho. A fatia das famílias que acreditam que não terão condições de pagar total ou parcialmente suas contas nos próximos meses recuou de 11%, em julho, para 5% em agosto.
"Frente aos 8% de inadimplência, registrados em agosto do ano passado, a situação atual mostra que as famílias estão administrando melhor suas finanças pessoais", ressalta a entidade em relatório. Na avaliação da assessora econômica da Fecomercio, Adelaide Reis, os resultados refletem a expansão do emprego e da renda familiar, assim como, o aumento da oferta de crédito e a elevação da confiança do consumidor.
O estudo mostra que as dívidas com cartão de crédito são as mais comuns entre as famílias paulistanas, respondendo por 69% dos compromissos assumidos em agosto. Nas compras financiadas, o carnê é o meio de pagamento preferido (24%), seguido pelo crédito pessoal (9%), cheque especial (9%) e pelo crédito a veículos (8%).
Em agosto, 49% das famílias endividadas de São Paulo apresentavam entre 11% e 50% da renda comprometida com o pagamento de dívidas. Para 24% das famílias endividadas, esse comprometimento é superior a 50% da renda.
Veículo: Valor Econômico