A inadimplência do consumidor registrou alta de 11,5% em agosto, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, representando o maior crescimento na relação anual desde 2005, segundo o indicador da Serasa Experian divulgado nesta segunda-feira.
Na avaliação dos economistas da Serasa, o consumidor aproveitou a Copa do Mundo para comprar produtos de maior valor agregado e, com o acúmulo de dívidas, não conseguiu honrar os compromissos.
No confronto com julho, a inadimplência apresentou expansão de 1,8% e, no acumulado dos oito primeiros meses do ano, de 0,2%.
Os sinais de reaquecimento da economia neste terceiro trimestre, a continuidade de geração de empregos e a elevação da massa salarial deverão atenuar, segundo os economistas, a tendência de elevação da inadimplência do consumidor, permitindo que ela cresça num ritmo inferior à expansão do crédito.
As dívidas com cartões de crédito e financeiras foram as principais responsáveis pelo crescimento da inadimplência, com alta de 5,9%, seguida de bancos (1,1%).
Veículo: Portal Folha