Pesquisa do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), registrou na primeira quinzena de novembro um avanço de 15,1% nas consultas, na comparação com o mesmo período do ano passado. O indicador mede o movimento das vendas a prazo.
Para a entidade, o resultado reflete a continuidade da expansão do crédito e o aumento da massa salarial. A ACSP também considerou que influenciou no crescimento apurado nos primeiros 15 dias de novembro o dólar baixo, que favorece a compra de produtos importados, e os feriados "frustrados" pelo clima, que desestimularam os consumidores a viajar. As consultas ao SCPC/ Cheque (vendas à vista) cresceram 16,4%.
Na variação mensal, as consultas ao SCPC tiveram uma queda sazonal de 4,6%. Na primeira quinzena de outubro, as vendas foram impulsionadas pelo Dia das Crianças. Nessa mesma base de comparação, o SCPC/Cheque teve um ligeiro recuo de 1,5%.
Já os registros recebidos (carnês em atraso) apresentaram na primeira quinzena de novembro uma alta de 5,1% em relação ao mesmo período de 2009. Os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) saltaram 4,7%, o que praticamente neutralizou o crescimento dos registros recebidos.
Veículo: Valor Econômico