Em operação desde 1998, o programa de Alimentos Seguros (PAS) planeja sua expansão. Formatado para promoção do alimento seguro por meio do conhecimento às empresas e ao consumidor e que é elaborado por instituições privadas de toda cadeia produtiva de alimentos brasileira, o PAS tem como próxima frente de atuação o setor primário. A meta é fazer o alimento chegar ao consumidor com uma sensível redução dos riscos, segundo a especialista em Desenvolvimento Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e coordenadora do programa, Zeide Lúcia Gusmão.
"O PAS desenvolve metodologias, forma e capacita técnicos para implantar ferramentas de controle em segurança de alimentos. Bem diferente de ações como a do Serviço de Inspeção Federal (SIF), por exemplo, responsável pela fiscalização dos produtos de origem animal, um sistema de controle do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento", disse.
O programa é o resultado de parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Senai e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e recebeu, com o tempo, a adesão de outras entidades como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que coordena tecnicamente o projeto.
"Os recursos vêm dessas entidades para manutenção do PAS", relata Lúcia Gusmão.
No caso da indústria, a especialista acredita que as parcerias dependem da ação, do tamanho da indústria e da negociação entre as partes. "Já foi desenvolvida uma série de ações através de suas associações."
Desde 2008, o PAS trabalha na cadeia produtiva de alimentos específicos, como o mel, açaí, leite, da uva e do vinho, e da carne, os dois últimos ainda em desenvolvimento. Para a especialista o programa tem estrutura para desenvolver outras parcerias em todo por todo o País.
Segundo Lúcia Gusmão, é preciso garantir que as empresas integrantes da cadeia implantem ferramentas de controle da segurança alimentar.
Veículo: DCI