O comércio varejista da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) encerrou 2011 com movimentação de R$ 151,4 bilhões e registrou crescimento de 3,1% comparado ao ano de 2010, segundo a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (e-PCCV) da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP) e da consultoria e-bit.
Em dezembro do ano passado o faturamento atingiu R$ 15,7 bilhões com aumento de 3,5% das vendas reais frente ao mesmo mês de 2010. O bom desempenho em 2011 foi principalmente, pelo crescimento nas vendas do comércio eletrônico (17%), seguido pela alta de 9,3% nas vendas das lojas de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, segundo a Fecomercio.
Na comparação entre dezembro e novembro de 2011, os dois grupos apresentaram impulso de 5,6% e 33,6%, respectivamente.
Outra categoria que apresentou bom resultado no acumulado de 2011 foi a de lojas de móveis (7,6%). Apenas no mês de dezembro o grupo teve alta de 16%. Com crescimento modesto ao longo do ano passado (1,7%), as vendas de lojas de vestuário, tecidos e calçados apresentaram forte expansão entre novembro e dezembro e registrou 85,2%.
Para a Assessoria Técnica da FecomercioSP os resultados confirmam as previsões de vendas do Natal, embora abaixo dos padrões observados em 2010. Para este ano, apesar da convergência de opiniões a respeito de uma eventual desaceleração aguda nas vendas, a Fecomercio SP acredita que os resultados podem surpreender devido ao aumento do salário mínimo e a queda na taxa de juros ao consumidor.
Outro lado
Em contrapartida, o grupo que mais apresentou queda ao longo de 2011 foi o de farmácias e perfumaria, com retração de 9,8%, seguido por lojas de departamento (-1,7%). Já no comparativo entre novembro e dezembro, o único setor que apresentou desaceleração foi o de lojas de materiais de construção (-7,8%).
Fonte: Assessoria Fecomercio SP/Portal Abras