Mercado brasileiro de cartões cresce 23% no primeiro trimestre de 2012

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Setor encerra período com R$ 178,5 bilhões de faturamento, 2,2 bilhões de transações e 704 milhões de cartões em circulação no País



Segundo levantamento da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o mercado de cartões de crédito, débito e de rede/loja no Brasil registrou R$ 178,5 bilhões de faturamento no primeiro trimestre de 2012, alta de 23% em comparação com o mesmo período de 2011. O crescimento está associado à ampliação do consumo no período, sustentada pelo aumento da renda do brasileiro e do emprego formal. Além disso, o mercado de cartões tem expandido a rede credenciada e, hoje, cada vez mais pessoas têm acesso ao sistema financeiro e aos meios eletrônicos de pagamento.


Quando avaliadas separadamente, as modalidades de cartão registraram os seguintes valores de faturamento: R$ 103 bilhões em cartões de crédito, com crescimento de 23%; R$ 54 bilhões em cartões de débito, com alta de 25%; e R$ 21 bilhões em cartões de rede/loja, 15% a mais do que o registrado no primeiro trimestre de 2011. O número total de transações foi de 2,2 bilhões, aumento de 18%. Nesse quesito, o crescimento por modalidade foi de 17% em cartões de crédito, 21% em cartões de débito e 12% em cartões de rede/loja, totalizando, respectivamente, 886 milhões, 944 milhões e 363 milhões de transações.
Quanto ao número total de plásticos em circulação no Brasil, o final do primeiro trimestre registrou 704 milhões de unidades, crescimento de 9% em relação ao mesmo período do ano passado. As quantidades por modalidade e os respectivos crescimentos foram de: 179 milhões (13%) de cartões de crédito, 271 milhões (7%) de cartões de débito e 254 milhões (10%) de cartões de rede/loja. Houve também leve incremento no tíquete médio das operações, de 4%.


Outro fator que continua contribuindo para o crescimento do faturamento de cartões de crédito é o aumento dos gastos dos brasileiros no exterior.

O valor total de compras feitas com esse meio de pagamento em outros países foi de R$ 5,5 bilhões no primeiro trimestre do ano, o que representa um crescimento de 7% ante o mesmo período de 2011. O resultado pode ser atribuído à valorização da moeda nacional em relação ao dólar e ao aumento do emprego e do poder aquisitivo do brasileiro. Já o valor gasto por estrangeiros no Brasil, nesses três meses, foi de R$ 2,6 bilhões, com aumento de 16%.



Por região e ramo de atividade


Considerado por regiões do Brasil, o faturamento do mercado de cartões nesses três meses seguiu a tendência de crescimento observada nos últimos anos. A região Centro-Oeste foi a que mais cresceu em faturamento de cartões de crédito, com 28% - destaque para Goiânia (GO), com aumento de 30%, e Campo Grande (MS), com alta de 29%. As cidades do interior da região registraram crescimento de 33%, resultado da descentralização do uso dos cartões. A região Sul (27%), seguida por Norte (26%) e Nordeste (26%), foi a que mais obteve incremento no faturamento de cartões de débito.


Em relação aos ramos de atividade, é possível notar a continuidade de ampliação da aceitação dos cartões em nichos não tradicionais. Em faturamento de cartões de crédito, o crescimento foi maior para Demais Comércios Atacadistas e Varejistas (38%), que incluem segmentos como o comércio atacadista e o de materiais de construção, Setor Primário, Indústria e Serviços Básicos (36%), que contempla educação, saúde e "utilities", e Outros Serviços e Profissionais Liberais (29%), que abrange médicos, advogados, TV por assinatura, taxistas e chaveiros, entre outros. Em faturamento de cartões de débito, os crescimentos mais acentuados foram em Setor Primário, Indústria e Serviços Básicos (40%) e Demais Comércios Atacadistas e Varejistas (33%).



Sobre a Abecs


A Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços) é uma entidade sem fins lucrativos, que, desde a sua criação em 1971, atua em prol da expansão sustentável do mercado de meios eletrônicos de pagamento no Brasil. Seu quadro associativo corresponde a 95% do setor e reúne os principais players, entre emissores, credenciadoras, bandeiras e processadoras. As atribuições e prerrogativas da entidade incluem o desenvolvimento e a implantação do Código de Ética e Autorregulação, que estabelece as normas éticas que norteiam as relações de suas associadas com a sociedade. Com vistas ao crescimento sustentável do contingente de portadores, a Abecs mantém um programa de educação financeira voltado para o usuário final dos meios eletrônicos de pagamento.



Fonte: Portal Abras/ Abecs

 


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