Varejo da Capital aposta em vendas maiores neste ano

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Em algumas lojas, alta pode chegar a cerca de 20%.

Antes mesmo de concluir o balanço do Dias das Mães, o comércio da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) volta sua atenção para a próxima data importante para o setor, o Dia dos Namorados. Os lojistas mais otimistas esperam crescimento de até cerca de 20% nas vendas frente ao mesmo período do ano anterior. E a expectativa positiva repercute na indústria, que já está recebendo as encomendas do varejo. Faltando menos de um mês para o 12 de junho, fabricantes observam alta de 10% no número de pedidos em relação a 2011.

No O Boticário, a projeção é que as vendas aumentem até 10% na comparação com o exercício passado. Para atingir a meta, o franqueado das nove lojas de Contagem (RMBH), Marcos Aurélio Figueiró, aposta no lançamento da linha Provoque, voltada exclusivamente para o público-alvo da data. As novidades devem estar disponíveis nas prateleiras até o fim deste mês.

Ele também estima que 5% da receita da rede serão investidos em publicidade nas mídias impressa e eletrônica, com foco no Dia dos Namorados. A fim de oferecer um bom atendimento ao consumidor, o quadro de colaboradores do período é 10% maior. Para Figueiró, a ascensão das classes C e D, bem como o aumento do poder aquisitivo da população em geral, justifica os investimentos e a expectativa positiva.

Apesar de acreditar que as datas especiais já exerceram maior impacto no setor de jóias, a Manoel Bernardes prevê alta de 5% a 10% neste ano, contra 2011. "As mulheres, nosso público-alvo, estão mais inseridas no mercado de trabalho. Com isso, elas conseguem comprar mais e nossas vendas, agora, se distribuem ao longo de todo o ano", esclarece o diretor de Varejo, Paulo Bernardes.


Estoques - De qualquer maneira, a data favorece a venda de relógios, considerada a joia do homem, segundo Bernardes. A rede de joalherias comercializa atualmente 12 marcas importadas, entre elas Mont Blanc, Rolex e Swatch, além da própria. A fim de não perder vendas, os estoques são reforçados em 40%. Para melhor satisfazer as necessidades de consumo da clientela, os funcionários chegam a trabalhar em horário dobrado. Com isso, eles conseguem aumentar os rendimentos devido às horas extras e comissões.

A criatividade será a estratégia utilizada pela loja de acessórios femininos Luana Jardim, no bairro Lourdes, região Centro-Sul da Capital, para alavancar os negócios no período. A proprietária, Luana Jardim, já aumentou os estoques em cerca de 20%. Para não ficar com mercadoria encalhada, ela promove, entre os dias 4 e 12 de junho, uma programação especial para os homens que forem à loja escolher o presente da namorada. Enquanto fazem as compras, eles poderão participar de uma degustação de cerveja, tira-gosto e jogos de sinuca.

Os lojistas que não costumam lucrar tanto com o Dia das Mães, como as lojas de artigos esportivos e vestuário masculino, também estão de olho na próxima data comemorativa do calendário. A gerente da Sketch do Shopping Cidade, Christina Diniz, estima alta de 10% na comparação com 2011.

Já o diretor da rede de lojas Arquibancada, Ewerton Starling, que possui sete estabelecimentos especializados em artigos esportivos, em diferentes regiões de Belo Horizonte, espera aumento de cerca de 20% nas vendas, na mesma base de comparação. "A nossa aposta é nas novidades, sobretudo nos recém-lançados uniformes do Clube Atlético Mineiro, que devem despertar o interesse e desejo do consumidor", informa.

O gerente da Step One do Shopping Cidade, Gustavo Antonini, por sua vez, não demonstra tanto entusiasmo. De acordo com ele, não foi registrado nenhum aumento no Dia das Mães, tradicionalmente conhecida como a segunda melhor data do ano para o varejo. Ele acredita que o cenário deve se manter no Dia dos Namorados. Segundo Antonini, a redução de taxas de juros e ampliação do crédito podem estar motivando as pessoas a comprar produtos de maior valor, como automóveis e eletrodomésticos, em detrimento dos bens de uso pessoal.



Veículo: Diário do Comércio - MG


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