As consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), termômetro das vendas a prazo, aumentaram 8,1% na primeira quinzena de agosto, se comparadas a igual período do ano passado, chegando a um milhão de consultas. Já o SCPC Cheque (antigo UseCheque), que mede os negócios à vista, aumentou 4,3% na mesma base de comparação. Os registros de pagamentos em atraso recebidos pelo SCPC saltaram 8,4 % na quinzena e os cancelamentos foram menores, 6,2%.
"A recuperação de crédito anula parcialmente o aumento da inadimplência, mas ainda sinaliza uma leve alta para o final do mês. Vamos aguardar para ver quais serão os resultados da próxima quinzena", disse o economista do Instituto Gastão Vidigal, da ACSP, Emilio Alfieri.
Na comparação com a primeira quinzena de julho, o SCPC caiu 1,7%, e o SCPC Cheque apresentou ligeira alta de 0,8%. Nessa mesma comparação, os registros cancelados (4,4%) superaram em quase um ponto percentual (3,3%) os registros recebidos.
"O crediário vem mantendo o mesmo ritmo dos últimos sete meses, girando em torno de 8% de crescimento. Já o cheque desacelerou. Nos últimos sete meses, registrou alta de 6,4%. Portanto, o resultado da primeira quinzena deste mês mantém a tendência de baixa, principalmente pela queda da renda disponível nas mãos da população, decorrente do aumento dos preços dos alimentos", disse Alfieri.
"A ausência do frio neste inverno também dificultou a venda de roupas, nas quais as pessoas utilizam mais o pagamento à vista", disse. Já os números do SCPC revelam que as vendas parceladas, independentemente da renda, continuam a todo vapor. "As vendas a prazo, principalmente de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, continuam em alta, por causa das promoções com prazos longos e facilidades no pagamento", explicou.
O subgerente da loja Ponto Frio do Shopping Taboão, Marcos Antonio, confirma que as promoções são as principais armas para aumentar as vendas dos bens duráveis. "Na primeira quinzena de agosto, cumprimos a meta estabelecida pela matriz, mas sem ultrapassá-la. Nossos resultados mais expressivos têm maior relação com as promoções da rede. Com ou sem dólar baixo, são os preços agressivos que atraem os clientes", disse.
Veículo: Diário do Comércio - SP