Estudo mostra que a alta da inflação afetou o consumo no primeiro semestre, com retração de 2%
A alta da inflação, puxada pelos preços dos alimentos, pesou no bolso e afetou o consumo das famílias no primeiro semestre, segundo estudo da Latin Panel feito com base em 8.200 domicílios no país. Os dados apontam que, nos primeiros seis meses do ano ante 2007, houve retração de 2% no volume de compras de 67 categorias da cesta composta por alimentos, bebidas, itens de higiene pessoal e limpeza doméstica. Já o preço médio do conjunto das cestas, por sua vez, subiu 7%.
“O cenário é completamente diferente do verificado no primeiro semestre de 2007. No ano passado, de janeiro a junho, o consumo estava em expansão e o volume de compra das famílias havia crescido 6%, na comparação com igual período de 2006”, ressalta o estudo. Segundo a Latin Panel, entre as categorias que sofreram as maiores quedas no consumo estão o leite pasteurizado (retração de 24%), a farinha de trigo (-15%), os sorvetes (-14%), os bolos prontos industrializados (-13%) e as polpas e purês de tomate (-12%). Os produtos de limpeza também tiveram o consumo reduzido no semestre, com queda de 2% no volume comprado.
Bebidas e produtos de higiene pessoal registram estabilidade. Em relação ao número de categorias que o consumidor leva para casa, no primeiro semestre de 2007, na média, 30 categorias eram contempladas todos os meses. No primeiro semestre de 2008, porém, este número caiu para 28. Por classe social, a restrição mais forte foi na D e E, que levava em média 24 categorias, contra 22 no primeiro semestre deste ano. A classe AB também fez cortes (35 para 34), assim como a classe C (33 para 32). (Folhapress)
Veículo: Correio da Bahia