Taxas de maus pagadores também cresceram 4,74% frente a igual período do ano passado, segundo o SPC e a CNDL
Em alta pelo segundo mês consecutivo, a inadimplência fechou em alta no país. Em outubro, o aumento foi de 7,39% frente ao registrado em setembro, segundo dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Frente a outubro do ano passado, a variação foi de 4,74%.
Um dos fatores que podem ajudar a explicar o resultado do mês passado, segundo o SPC Brasil e a CNDL, são as compras realizadas durante o Dia dos Pais. Para a economista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Ana Paula Bastos, o comportamento é comum para o período. “Com a proximidade do Natal, as empresas aproveitam para registrar os débitos dos consumidores junto ao SPC e, dessa forma, garantir parte dos recursos que entram na economia no período”, explica a especialista.
Ao negativar o CPF dos consumidores com débitos em aberto, os empresários estão de olho nos R$ 139 bilhões que circularão na economia brasileira no período, com o pagamento do 13º salário. O volume esperado para este ano é quase 8% maior que o de 2011. A quitação das dívidas é justamente um dos principais destinos do benefício, já que o consumidor quer limpar o nome para voltar às compras.
O momento também é propício para negociações, na avaliação de Ana Paula Bastos. “Principalmente com a campanha de recuperação de crédito que estamos preparando para o período de 26 a 30 de novembro, muita gente poderá negociar a dívida”, afirma. Durante uma semana, o SPC em parceria com a Serasa Experian espera receber cerca de 50 mil pessoas interessadas em limpar o nome. Desses, cerca de 15 mil devem quitar suas dívidas.
EXPECTATIVA DE INVERSÃO Com o movimento, a tendência da inadimplência nos próximos dois meses é de redução. “Os consumidores vão aproveitar já que é uma grande oportunidade que não acontece todos os anos”, garante Ana Paula. Os descontos nas dívidas devem chegar a 48% sobre o valor corrigido para pagamento à vista. O parcelamento também poderá ser feito em até três vezes, com descontos que chegam a 38%. Empresas como Santander, Citibank, Caixa Econômica Federal, Casas Bahia, Itapuã Calçados e Supermercados Super Nosso já confirmaram presença. No total, 600 empresas vão fazer parte da campanha.
Para o economista da Federação do Comércio de Minas Gerais (Fecomércio Minas), Gabriel de Andrade Ivo, a expectativa é de que o índice de maus pagadores em BH acomode na casa dos 5,5%. “Nos últimos três meses, a taxa tem ficado estável e não deve mudar muito”, avalia.
Com base nas consultas realizadas na base de dados do SPC Brasil – importante indicador do nível de atividade do varejo – as vendas em outubro superaram em 7,66% as de setembro e em 0,81%, na comparação com o mesmo período do ano passado. O resultado é motivado pelo aumento das vendas alavancado pelo Dia das Crianças. Segundo Ana Paula Bastos, somente na semana da data festiva, o movimento no comércio aumentou 4,8%.
Veículo: Estado de Minas