A alta do dólar e a desaceleração da economia chinesa levaram os economistas do Itaú Unibanco a reduzir a sua estimativa para os preços das commodities no ano que vem.
O banco, que projetava alta de 1,4% para o ICI (Índice de Commodities Itaú) em 2014, agora espera estabilidade. Para 2013, a previsão de queda de 3,9% foi mantida.
Em junho, o ICI caiu 1,3% ante maio, afetado pelos preços dos metais. O ouro, por exemplo, cai 11% em 30 dias.
Como a alta do dólar não é acompanhada por aumento nas expectativas de inflação nos EUA, o ouro --visto como proteção contra a alta dos preços-- ficou menos atrativo.
Efeito safra Apesar de a chuva atrapalhar a moagem de cana em junho, o preço do etanol ao consumidor caiu 8% no mês passado no município de São Paulo, apontou ontem o IPC-Fipe.
Trégua O grupo alimentação foi o único a apresentar retração em junho. O preço do feijão caiu pela primeira vez primeira vez desde dezembro. Nas últimas quatro semanas, o recuo foi de 1,6%.
Proteção 1 A Abrasem (associação de sementes e mudas) quer estimular o uso consciente de milho transgênico. Neste mês, inicia uma campanha para orientar o produtor a combinar lavouras de milho transgênico com outras sem essa tecnologia.
Proteção 2 O objetivo é evitar o desenvolvimento de pragas resistentes ao milho transgênico (Bt), que já representa 80% das sementes do cereal vendidas no país.
Recorde A produção de biodiesel atingiu 1,15 bilhão de litros até maio --o maior patamar já registrado para o período, segundo a Abiove.
Veículo: Folha de S.Paulo