A última atualização do Valor Bruto da Produção (VBP) para 2013 prevê crescimento de 10,8% em relação ao ano passado, com um valor estimado de R$ 275,89 bilhões. O estudo foi divulgado pela Assessoria de Gestão Estratégica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (AGE/Mapa).
O coordenador-geral de Planejamento Estratégico do Mapa, José Garcia Gasques, explica que grande parte das atividades analisadas nas principais lavouras do país apresenta aumento do valor da produção neste ano.
"O desempenho favorável desses produtos deve-se à combinação de preços e quantidades produzidas, o que contribui para o crescimento do valor da produção agrícola", disse.
Dentre as culturas, o milho e a soja se destacam com 43% do VBP estimado para este ano, totalizando R$ 118,7 bilhões. Também tiveram aumento produtos como, laranja, cana-de-açúcar, batata-inglesa, fumo, tomate, trigo, arroz, banana e feijão.
Os estudos mostram que as regiões Sul e Sudeste estão se recuperando das perdas ocorridas nas lavouras, devido às secas no ano passado. A previsão para o Norte e Centro-Oeste é de estabilização no valor da produção. Já o Nordeste, Sudeste e Sul podem ter aumento de 6,7%, 19,8% e 25,9%, respectivamente.
Veículo: Diário do Comércio - MG