Apesar do pessimismo dos lojistas com relação às vendas para o Dia dos Pais, as compras de última hora reverteram a expectativa ruim e, em alguns casos, até superaram a meta de aumento de vendas para este ano.
Na unidade da rede de vestuário M. Officer do Morumbi Shopping, as vendas cresceram 35% com relação ao movimento registrado no ano passado.
Segundo a gerente da loja, Vanessa Rocha, o maior movimento de clientes ocorreu no sábado, atraídos por promoções e preços menores. "Estávamos com uma promoção na vitrine, a cada R$ 400 em compra, o cliente ganharia uma polo ou uma camiseta de presente."
Antes de sábado, a gerente conta que "a procura foi bem parecida à de dias comuns".
As compras de última hora também ajudaram as vendas da unidade da Enzo Toscani, do Shopping Taboão. Segundo o gerente Rogério Damásio, entre os dias 1 e 10 do mês, as vendas deste ano cresceram 120% com relação ao mesmo período de 2012, acima da meta de 80%. "O pessoal começou a lembrar do Dia dos Pais nos últimos dois a três dias".
Até sexta-feira, entidades relacionadas ao varejo não alimentavam grandes expectativas quanto ao crescimento nas vendas para a data. A Confederação Nacional dos Lojistas (CNDL) esperava aumento de 4%, o que seria o pior crescimento dos últimos três anos no Dia dos Pais. Já a Associação Brasileira de Shopping Center (Abrasce) aguardava por um incremento de 7%.
Segundo o diretor de marketing e varejo da General Shopping Brasil, Alexandre Dias, em alguns players o movimento de clientes esteve dentro do esperado. "Aguardávamos um público 15% maior no Shopping Light para o período, e atingimos a meta."
Veículo: DCI