As vendas da semana do Dia dos Pais (de 5 a 11 de agosto) tiveram o pior desempenho dos últimos três anos, apontou a Serasa Experian nesta segunda-feira (12). De acordo com o indicador de atividade comercial da empresa, o movimento no comércio avançou 3,3% frente ao mesmo período do ano passado. O percentual só supera o registrado em 2009, quando o aumento foi de apenas 2,2%, puxado pelos efeitos da crise global. Na comparação com 2012, a desaceleração foi de quase 3 pontos percentuais, já que, no ano passado, houve crescimento de 6% nas vendas para a data comemorativa.
O desempenho das chamadas vendas de última hora, efetuadas entre sexta-feira e domingo foi levemente maior, com aumento de 3,4%. No entanto, o percentual também ficou bem abaixo do registrado no fim de semana dos pais do ano passado, quando o crescimento foi de 5,9%. O desempenho ficou bem abaixo da média dos últimos quatro anos (5,55%) e, assim como as vendas durante a semana, só supera o crescimento de 2009, que ficou em 1,4%
Segundo os economistas da Serasa, o consumidor está mais cauteloso diante da perda do poder aquisitivo, causada pela inflação e pela alta dos juros. Para a empresa, a prioridade tem sido o pagamento de dívidas e renegociações. A cautela para contrair novos parcelamentos já é uma influência da proximidade de outras datas, como o Dia das Crianças e o Natal, quando o consumo costuma ser maior.
No fim de julho, uma sondagem da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDC) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) já esperava o pior Dia dos Pais para o comércio dos últimos três anos. A pesquisa projetava avanço de 4% nas vendas entre 3 e 8 de agosto, percentual inferior ao apurado nos anos anteriores.
Veículo: Diário de Pernambuco