A Boa Vista afirmou ainda esperar que o movimento do comércio avance neste ano, porém em ritmo mais baixo que o do ano passado quando a alta foi de 7,3%
O Indicador de Movimento do Comércio subiu 1,5% no acumulado de janeiro a julho na comparação com o mesmo período do ano passado revela pesquisa da Boa Vista Serviços, que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito. O indicador se baseia em dados do varejo com abrangência nacional. Apenas em julho, o aumento foi de 0,2% sobre o mês anterior. No acumulado em 12 meses, o indicador avançou 3,6%.
"O setor varejista vivenciou nos últimos anos um ciclo de dinamismo, resultado da conjuntura macroeconômica favorável. Contudo, a desaceleração das taxas de expansão da maioria dos segmentos do indicador aponta para uma modificação do cenário de forte expansão em 2013", disse a entidade em nota distribuída à imprensa nesta quinta-feira.
A Boa Vista afirmou ainda esperar que o movimento do comércio avance neste ano, porém em ritmo mais baixo que o do ano passado quando a alta foi de 7,3%. "Este resultado deverá ser muito influenciado pela pressão inflacionária atual e por certa piora do mercado de trabalho, conforme já se observa na desaceleração do crescimento do rendimento médio, entre outros fatores", ressaltou o comunicado.
Na análise segmentada, o setor que mais se expandiu em julho sobre junho foi Móveis e Eletrodomésticos, com 0,9%. Na direção oposta, o item supermercados, alimentos e bebidas teve retração de 0,5%.
Veículo: Estado de Minas