Intenção de consumo cresceu 2,3%em setembro

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A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) apresentou elevação de 2,3% ao atingir 126,2 pontos em setembro, na comparação com o mês anterior. Na comparação anual, a intenção de compra teve recuo expressivo de 7,0% em relação a setembro de 2012.

Dois fatores foram decisivos para o incremento mensal: o programa de estímulo do governo Minha Casa Melhor e o alívio pontual da inflação. Ambos alimentaram uma evolução da confiança das famílias no mês atual. Entretanto, o menor otimismo quanto ao emprego e a renda e a manutenção de taxas de juros mais elevadas para aquisição de crédito mantiveram a intenção de consumo em um patamar inferior ao do ano passado. O índice mantém-se acima da zona de indiferença ao atingir 100,0 pontos, indicando um nível favorável ao consumo do brasileiro.

Já na comparação mensal, todos os componentes relacionados ao mercado de trabalho e ao consumo apresentaram variações positivas. Tal fato não ocorria desde dezembro de 2012. Os seguidos recuos do índice nos meses anteriores provocaram uma base fraca de comparação. Além disso, o alívio pontual da inflação e a adoção do programa Minha Casa Melhor permitiram uma elevação da confiança em relação ao consumo em geral. Esses fatores levaram o item Consumo Atual a alcançar novamente o nível positivo de satisfação (101,3 pontos). Na comparação anual, a ICF apresentou variação negativa (-7,0%), puxada por todos os componentes da pesquisa na mesma base de comparação.



Veículo: DCI


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