As vendas a prazo no comércio varejista para o Dia das Crianças deste ano foram as menores dos últimos quatro anos, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) divulgado nesta segunda-feira (14). As vendas cresceram 3,15% neste ano na comparação com a mesma data no ano passado. Em 2012, essas vendas aumentaram 4,80%, 5,91% em 2011 e 8,74% em 2010. Esses dados levam conta as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia das Crianças, entre 5 e 11 de outubro.
A desaceleração foi causada pelo impacto da inflação na renda das famílias e encarecimento do crédito e já era esperada, avalia o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.
“O consumidor brasileiro está mais cauteloso, fato que o leva a priorizar compras à vista, com um tíquete médio menor e a renegociar dívidas já assumidas. Além disso, muitos estão se resguardando para consumir no Natal”, explica Roque Pellizzaro Junior.
Pellizzaro afirmou ainda que os itens que costumam ser presenteados às crianças vêm se transformando e neste ano, além dos tradicionais brinquedos e peças do vestuário infantil, produtos eletrônicos, como smartphones, notebooks e tablets foram incorporados às listas de presentes.
Veículo: Diário de Pernambuco