Faturamento no período avançou 32%; empresa investiu R$ 32 mi.
A Embaré Indústrias Alimentícias S/A, com planta em Lagoa da Prata, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, registrou crescimento de 42% nas vendas de janeiro a setembro deste ano sobre o mesmo intervalo do exercício passado. Esse resultado elevou em 32% o faturamento no período na comparação com igual intervalo de 2012. Os índices são fruto da nova estratégia de expansão do grupo: prospecção de novos mercados e melhoria na logística de distribuição. Somente neste ano, estão sendo investidos R$ 32 milhões nesses dois pontos e ainda na ampliação da capacidade de produção.
No mês passado, começou a operar na fábrica da empresa o segundo equipamento de produção de leite longa vida (UHT). Com isso, a empresa dobrou a capacidade de fabricação deste item. Ela detém a marca Camponesa, que foi lançada em 2011 e já é a segunda mais vendida na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O presidente da Embaré, Hamilton Antunes, informa que além dessa ampliação outros segmentos estão em fase de duplicação. "Nós estamos sempre trabalhando para aumentar a produção", diz.
Novos mercados - Ele explica que a maior preocupação no momento, porém, é com a busca de novos mercados. "Nós investimos muito em produção e estava faltando investir no mercado, então tiramos um período para trabalhar esse aspecto e está dando resultado. Nossas vendas estão crescendo, então daqui a pouco teremos que ampliar novamente a produção", afirma sem descartar a possibilidade de construção de uma nova planta em breve. Atualmente, a fábrica da Embaré tem capacidade para produzir 2 mil toneladas/mês na área de confeitaria e 16 mil toneladas/mês no setor de lácteos. Ela não está operando no limite da capacidade.
O crescimento de 42% nas vendas e 32% no faturamento entre janeiro e setembro deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, para Antunes, é fruto desses aportes. "Principalmente nas áreas de marketing e busca de novos mercados", observa.
A Embaré também está investindo em logística. No início do ano passado, a empresa tinha apenas oito veículos de carga e contava com a prestação de serviços de parceiros para fazer a distribuição, mas ela decidiu criar uma frota própria mais forte e está comprando carretas e caminhões. No final de 2013, já serão 90 veículos na frota de carga. "Isso também contribuiu muito para o aumento das vendas", completa o presidente da empresa.
Veículo: Diário do Comércio - MG