Vendas têm pior desempenho em 10 anos

Leia em 1min 50s

Balanços preliminares da Serasa indicam frustração em SC



Crédito restrito, confiança em baixa, juros em alta e dólar mais caro levaram os brasileiros a reduzir o consumo neste Natal, a principal data do ano para o comércio. Balanços preliminares da Serasa Experian indicam o pior desempenho em 11 anos no país.

No Estado o volume de vendas em relação ao ano passado caiu 2,1% – o pior desempenho em 10 anos –, contrariando as projeções de crescimento de 2% da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina (FCDL/SC). Em Blumenau, a Câmara de Dirigentes Lojistas vai fechar os dados sobre o movimento no comércio apenas na próxima semana.

De acordo com o empresário Sergio Medeiros, presidente da FCDL/SC, o poder de compra foi corroído pela inflação, o que determinou o resultado ruim:

– O consumidor está assustado.

Ele destaca ainda que o monitoramento da FCDL mostrou que as vendas de eletrodomésticos foram uma das mais atingidas.

– As pessoas talvez estejam esperando pelas tradicionais liquidações pós-Natal, o que explicaria a queda.

Comércio deve fechar o ano com o menor crescimento em uma década

Tais fatores, somados ao alto endividamento das famílias, provocaram uma desaceleração depois do forte ritmo registrado nos últimos anos. Até então o consumo vinha se mantendo como o principal vetor de crescimento da economia brasileira.

O fraco desempenho no Natal confirma previsões de que o comércio deva fechar o ano com o menor crescimento em uma década. Segundo a Serasa, as vendas do varejo subiram 2,7% de 18 a 24 de dezembro, o menor percentual desde quando o dado começou a ser medido, em 2003. A média anual de crescimento no período foi de 7,55%.

Dados da Boa Vista Serviços também indicam perda de ritmo. O crescimento foi de 2,5%, ante os 4,5% registrados em 2012. Não há dados históricos para o indicador. Os balanços das duas empresas são feitos com base nas consultas dos varejistas aos bancos de dados disponíveis sobre os consumidores.

Nos shoppings, as vendas tiveram um incremento de 5%, o menor ritmo dos últimos cinco anos, segundo a Alshop (associação do setor). Para o presidente da entidade, Luiz Augusto Idelfonso, a desaceleração veio para ficar.



Veículo: Jornal de Santa Catarina


Veja também

E-commerce lucra o Natal

Lojas físicas venderam 2,97% mais que em 2012, pior desempenho na data em uma década, segundo o SPC, mas v...

Veja mais
Vendas a prazo cresceram 2,97% no Natal, diz SPC Brasil

As vendas a prazo no comércio brasileiro cresceram 2,97% na semana do Natal, na comparação com o an...

Veja mais
Desempenho morno do varejo no Natal indica consumo moderado em 2014

O comércio no Natal deste ano teve desempenho morno. Os dados preliminares indicam que o crescimento das vendas n...

Veja mais
Venda de última hora faz lojistas faturarem no País

Após incertezas econômicas tanto dos empresários quantos dos consumidores, as vendas de últim...

Veja mais
AGV projeta crescimento de 7,2% nas vendas de Natal no Estado

As previsões mais conservadoras para este Natal estão se confirmando, com crescimento na ordem de 7,2% nom...

Veja mais
Crianças impulsionam venda de licenciados

Brinquedos, roupas, acessórios e alimentos de personagens famosos são os preferidos dos consumidores infan...

Veja mais
Compras de última hora lotam comércio

Lojas também abrem nesta terça-feiraConsumidores enfrentaram os 31 C da tarde de segunda-feira para fazer ...

Veja mais
Comércio-Natal: Preços de produtos da ceia podem variar até 182%, diz Procon-SP

Os produtos que integram a ceia de Natal podem ter variação de até 182% nos preços, segundo ...

Veja mais
Inflação dos alimentos encarece ceia de Natal

A inflação dos alimentos, que atormentou o consumidor em boa parte de 2013, continua incomodando neste Nat...

Veja mais