Varejo prevê crescimento de 7% para o ano de 2013

Leia em 2min 30s

Resultado positivo é a metade do esperado para o exercício


Mesmo apostando em novas ações para atrair mais clientes, o Mercado Central de Belo Horizonte cresceu menos que a expectativa em 2013. A previsão era de que as vendas e o fluxo de consumidores trafegando pelos corredores do estabelecimento aumentasse 14%, mas a variação positiva ficou pela metade, atingindo 7%. A alta estipulada para dezembro, mês mais rentável em decorrência das festas de fim de ano, também ficou em 7%, índice inferior à projeção de 10% para o mês.

Segundo o superintendente do Mercado Central, Luiz Carlos Braga, apesar de o desempenho ter sido inferior ao esperado, o resultado foi superior à média do varejo neste Natal, uma vez que o empreendimento comercializa produtos frescos e essenciais à tradicional ceia natalina, como as frutas e carnes típicas deste período. Contudo, ele pondera que o elevado índice de endividamento da população associado a outros fatores macroeconômicos, como a alta do dólar e o avanço da inflação, contribuíram para deixar os consumidores mais receosos e contidos.

Braga estima que 1,2 milhão de pessoas passaram pelo Mercado no mês de dezembro, sendo que o fluxo foi significativamente maior durante a segunda quinzena, sobretudo depois do dia 20, após o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Ele ressalta que, pouco antes e nos dias imediatamente posteriores ao Natal, chamou a atenção a quantidade de turistas de outros estados, com destaque para São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Neste ano, o Mercado apostou em uma promoção para atrair mais compradores em dezembro. A cada R$ 150 em compras, o cliente tinha direito a preencher um cupom e concorrer a sete prêmios, incluindo carro, motocicleta e vales-compra de R$ 500.

O empreendimento investiu R$ 80 mil na ação e pretende desenvolver outras do mesmo tipo para aquecer ainda mais as vendas em datas comemorativas deste ano. "A possibilidade de ganhar um carro novo motiva o consumidor a desembolsar um valor maior ao fazer as suas compras", ressalta.

Copa - Conforme o superintendente, as expectativas são mais positivas para 2014 devido à Copa do Mundo, que deve atrair um número bem mais expressivo de turistas internacionais. A fim de facilitar a visita deles ao Mercado, foram instaladas 110 novas placas de sinalização em três idiomas - português, inglês e espanhol. Já a partir de fevereiro, será possível encontrar 300 totens com tablets, nos quais o estrangeiro terá acesso a um programa de tradução para descobrir o significado daquelas palavras que desconhece.

A expectativa é de que o avanço neste ano repita o índice do exercício anterior, ficando entre 7% e 8%. "De maneira geral, a Copa das Confederações frustrou as boas expectativas do comércio e, por isso, preferimos não estabelecer previsões excessivamente otimistas para 2014, mesmo com a realização da Copa do Mundo. Porém, se o Brasil jogar em Belo Horizonte, a cidade ficará bem mais movimentada, o que, conseqüentemente, contribui para melhorar o movimento no mercado", avalia.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

O Natal não foi o pior para o varejo

Não, o Natal de 2013 não foi o pior dos últimos anos, garantem especialistas no setor, que se assus...

Veja mais
Setor externo deve ajudar PIB em 2014

Por Tainara Machado e Arícia Martins | De São PauloO setor externo vai contribuir positivamente para o cre...

Veja mais
Produtos básicos têm alta de 3,12% no ano passado

Os preços dos produtos básicos que mais afetam a inflação no Brasil  subiram em dezembr...

Veja mais
ACSP registra alta de 1,6% nas vendas a prazo em 2013

FRANCISCO CARLOS DE ASSIS SÃO PAULO - Conforme o esperado, o crescimento das vendas do comércio na cidade ...

Veja mais
Em ano eleitoral, setor deve complicar inflação mais uma vez

Por Arícia Martins | De São PauloO ciclo de aperto monetário e a perda de dinamismo do mercado de t...

Veja mais
Importação cresceu mais e afetou saldo em 2013

Por Rodrigo Pedroso | De São PauloO Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exte...

Veja mais
Redes zeram os estoques no Natal

Mesmo com o menor crescimento dos últimos cinco anos, os estoques de produtos comprados para o Natal dentro dos s...

Veja mais
Varejos registram alta de até 20% nas vendas de fim de ano

Confirmando o movimento percebido na primeira semana de dezembro, e contrariando as piores expectativas diante dos indic...

Veja mais
Vendas natalinas acumulam pior resultado dos últimos 11 anos

O desempenho baixo esperado no varejo este ano teve reflexo nas vendas natalinas. Com crescimento entre 2,5% e 2,7%, o c...

Veja mais