Redes zeram os estoques no Natal

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Mesmo com o menor crescimento dos últimos cinco anos, os estoques de produtos comprados para o Natal dentro dos shoppings fecharão 2013 em baixa. A explicação, segundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), é que os associados da entidade foram cautelosos nas compras este ano, o que sustentou um crescimento de 5% no comércio.

No consolidado do ano o incremento em vendas foi de 2,5% e a perspectiva para 2014 é que índice não ultrapasse 3%. "O que sustentou o crescimento das vendas do ano todo e do Natal foi o número de novas lojas abertas, mais de 16 mil pontos de venda passaram a atuar no País este ano", disse o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.

As categorias com maior destaque em vendas foram: perfumaria e cosméticos com incremento de 10% na comparação com 2012, seguido de óculos, bijuterias e acessórios com alta de 9% sobre o mesmo período do ano anterior. Já as vendas de brinquedos - com concentração de 35% do volume anual no Dia da Criança e 30% no Natal - as vendas cresceram 5% durante o mês de dezembro na comparação com 2012. Joias e relógios apresentaram evolução de vendas de 9% e móveis e artigos para lar o incremente foi de 8%. As categorias com menor desempenho foram: vestuário com alta de apenas 2%; calçados com 3% seguido de eletroeletrônicos e eletrodomésticos o incremento foi de 4% na data.

Sahyoun explicou que endividamento, menor concessão de crédito e a alta do dólar impactaram, em especial, o setor de vestuário. "Com a alta tributação e o dólar a pressionar o preço dos produtos, o brasileiro passou a comprar mais no exterior. Logo o mercado nacional perde para essa concorrência", disse o especialista.

Ainda segundo a entidade a última tentativa para melhorar o desempenho esse ano está nas promoções que se iniciaram ontem, em especial entre as grandes redes de varejo. "Não que tenha sobrado muito nas lojas - as empresas já sabem que não devem fazer muito estoque mesmo sendo Natal. Essas redes aproveitam os dias de troca de presentes e o réveillon para melhorar as vendas, por isso das promoções nesse período", explicou Sahyoun. Exemplo disso, as Lojas Americanas, promoveu ontem o seu saldão de Natal com descontos de até 60%. Já a Dicico estará em promoção até o dia 15 de janeiro.




Veículo: DCI


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