O desempenho baixo esperado no varejo este ano teve reflexo nas vendas natalinas. Com crescimento entre 2,5% e 2,7%, o comércio na principal data do varejo sentiu a instabilidade econômica e somou o pior resultado dos últimos 11 anos, segundo dados do Serasa Experian.
Segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, as vendas de Natal subiram 2,7% em todo o Brasil entre os dias 18 e 24 deste mês, ante igual período de 2012. Esse foi o desempenho mais fraco desde 2003, quando o levantamento foi iniciado. No fim de semana anterior ao Natal, entre os dias 20 e 22, as vendas do setor avançaram 2,1% em relação ao período correspondente do ano passado.
Na cidade de São Paulo, as vendas do Natal apresentaram um avanço próximo ao registrado em nível nacional, pois subiram 2,4% na semana e exibiu um incremento de 1,8% no fim de semana véspera do Natal.
De acordo com economistas da Serasa Experian, o fraco resultado das vendas de Natal deste ano foi provocado basicamente pelo aumento dos juros dos financiamentos ao consumidor, gerado pelo movimento de elevação da Selic adotado pelo Banco Central desde abril.
A redução da confiança das famílias na economia e o nível de endividamento dos consumidores também colaboraram para estes números baixos.
Boa Vista
Outro indicador do desempenho das vendas por todo o País foi realizada pela Boa Vista Serviços, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Os dados apontaram que as vendas do comércio para o Natal cresceram 2,5% em todo o País na comparação com o mesmo período de 2012.
O resultado representa uma queda significativa em relação ao Natal do ano passado, quando as vendas superaram em 4,1% as do mesmo período de 2011.
O cálculo do volume de vendas teve como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Boa Vista Serviços entre 17 e 24 de dezembro, comparadas ao mesmo período de 2012.
Varejo on-line
Na contramão do ritmo menor apresentado pelas lojas físicas, e impulsionados pelas vendas durante o Black Friday este ano, as vendas do comércio eletrônico atingiram um recorde de R$ 4,3 bilhões entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro - período considerado de compras natalinas -, alta de 41% ante os R$ 3,05 bilhões do Natal de 2012, segundo dados da consultoria E-bit. A movimentação superou a estimativa inicial de alta de 25% entre os períodos.
Segundo a E-bit, as vendas no período tiveram a contribuição da Black Friday, no dia 29 de novembro, quando o comércio eletrônico movimentou R$ 770 milhões. Segundo Pedro Guasti, diretor-geral da E-bit, os consumidores aproveitaram os descontos na Black Friday para antecipar a compra dos presentes.
Neste Natal, 10 milhões de pessoas compraram on-line e gastaram, em média, R$ 300 em cada pedido. A categoria mais vendida foi moda e acessórios, seguida por eletrodomésticos e celulares.
Veículo: DCI