Confirmando o movimento percebido na primeira semana de dezembro, e contrariando as piores expectativas diante dos indicadores econômicos, neste Natal os shoppings de Belo Horizonte registraram aumentos de 2% a 22% no fluxo de pessoas e de 9% a 20% nas vendas em relação ao ano passado.
Entre os motivos apontados pelos profissionais de marketing para essa alavancagem destacam-se as promoções, com direito a peças teatrais, exposições e sorteios de viagens e carros, além de tratamento vip para animais de estimação. O ambiente mais seguro e fechado, e com estacionamento, em tempos de chuva, também ajudou.
Segundo o superintendente do Minas Shopping, Cícero Mello Sant"Anna, os resultados superaram as expectativas. "Tivemos uma alta de 20% nas vendas e 22% no fluxo de clientes, resultados alavancados pelo último fim de semana que antecedeu o Natal", informou. Entre os itens mais procurados pelos consumidores destacam-se os de vestuário, cosméticos e eletrônicos, principalmente smartphones e tablets.
Este ano o Minas Shopping, localizado na região Nordeste da cidade, investiu cerca de R$ 1,5 milhão em sua campanha de marketing, que teve como tema o "Natal dos Pinguins". Segundo Sant"Anna, não faltaram atrativos também para os adultos, como sorteios de prêmios como viagens para Natal em Foz do Iguaçu (PR), duas motocicletas, sendo uma de 600 cilindradas e outra de 750, além de um Chevrolet Sonic LT 1.6 Ecotec.
No Shopping Cidade, na região central, circularam nada menos que 3 milhões de pessoas durante os 30 dias que antecederam o Natal, resultando em um aumento de 12% no fluxo de visitantes e de 9% nos negócios em relação ao mesmo período do ano passado. Para a gerente de Marketing, Carolina Vaz, este resultado pode ser atribuído a um mix diversificado de lojas, a uma localização privilegiada e a "um prêmio desejado por todos", avalia, referindo-se ao sorteio de um Honda Civic.
No Diamond Mall, que investiu R$ 1,5 milhão na campanha de Natal, os números não foram fechados, mas a percepção é a mesma. Segundo a gerente de Marketing, Flávia Louzada, os 71 mil cupons distribuídos na promoção que sorteou uma BMW 320 e a entrega de mais de 27 mil kits Trousseau indicam "que vamos bater a nossa meta, de incremento de 9% em vendas e de 2% em tráfego".
Veículo: Diário do Comércio - MG