Varejos registram alta de até 20% nas vendas de fim de ano

Leia em 2min

Confirmando o movimento percebido na primeira semana de dezembro, e contrariando as piores expectativas diante dos indicadores econômicos, neste Natal os shoppings de Belo Horizonte registraram aumentos de 2% a 22% no fluxo de pessoas e de 9% a 20% nas vendas em relação ao ano passado.

Entre os motivos apontados pelos profissionais de marketing para essa alavancagem destacam-se as promoções, com direito a peças teatrais, exposições e sorteios de viagens e carros, além de tratamento vip para animais de estimação. O ambiente mais seguro e fechado, e com estacionamento, em tempos de chuva, também ajudou.

Segundo o superintendente do Minas Shopping, Cícero Mello Sant"Anna, os resultados superaram as expectativas. "Tivemos uma alta de 20% nas vendas e 22% no fluxo de clientes, resultados alavancados pelo último fim de semana que antecedeu o Natal", informou. Entre os itens mais procurados pelos consumidores destacam-se os de vestuário, cosméticos e eletrônicos, principalmente smartphones e tablets.

Este ano o Minas Shopping, localizado na região Nordeste da cidade, investiu cerca de R$ 1,5 milhão em sua campanha de marketing, que teve como tema o "Natal dos Pinguins". Segundo Sant"Anna, não faltaram atrativos também para os adultos, como sorteios de prêmios como viagens para Natal em Foz do Iguaçu (PR), duas motocicletas, sendo uma de 600 cilindradas e outra de 750, além de um Chevrolet Sonic LT 1.6 Ecotec.

No Shopping Cidade, na região central, circularam nada menos que 3 milhões de pessoas durante os 30 dias que antecederam o Natal, resultando em um aumento de 12% no fluxo de visitantes e de 9% nos negócios em relação ao mesmo período do ano passado. Para a gerente de Marketing, Carolina Vaz, este resultado pode ser atribuído a um mix diversificado de lojas, a uma localização privilegiada e a "um prêmio desejado por todos", avalia, referindo-se ao sorteio de um Honda Civic.

No Diamond Mall, que investiu R$ 1,5 milhão na campanha de Natal, os números não foram fechados, mas a percepção é a mesma. Segundo a gerente de Marketing, Flávia Louzada, os 71 mil cupons distribuídos na promoção que sorteou uma BMW 320 e a entrega de mais de 27 mil kits Trousseau indicam "que vamos bater a nossa meta, de incremento de 9% em vendas e de 2% em tráfego".




Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Redes zeram os estoques no Natal

Mesmo com o menor crescimento dos últimos cinco anos, os estoques de produtos comprados para o Natal dentro dos s...

Veja mais
Vendas natalinas acumulam pior resultado dos últimos 11 anos

O desempenho baixo esperado no varejo este ano teve reflexo nas vendas natalinas. Com crescimento entre 2,5% e 2,7%, o c...

Veja mais
E-commerce lucra o Natal

Lojas físicas venderam 2,97% mais que em 2012, pior desempenho na data em uma década, segundo o SPC, mas v...

Veja mais
Vendas a prazo cresceram 2,97% no Natal, diz SPC Brasil

As vendas a prazo no comércio brasileiro cresceram 2,97% na semana do Natal, na comparação com o an...

Veja mais
Vendas têm pior desempenho em 10 anos

Balanços preliminares da Serasa indicam frustração em SC Crédito restrito, confiança...

Veja mais
Desempenho morno do varejo no Natal indica consumo moderado em 2014

O comércio no Natal deste ano teve desempenho morno. Os dados preliminares indicam que o crescimento das vendas n...

Veja mais
Venda de última hora faz lojistas faturarem no País

Após incertezas econômicas tanto dos empresários quantos dos consumidores, as vendas de últim...

Veja mais
AGV projeta crescimento de 7,2% nas vendas de Natal no Estado

As previsões mais conservadoras para este Natal estão se confirmando, com crescimento na ordem de 7,2% nom...

Veja mais
Crianças impulsionam venda de licenciados

Brinquedos, roupas, acessórios e alimentos de personagens famosos são os preferidos dos consumidores infan...

Veja mais