Vendas a prazo em SP aumentaram 2,9% na 1ª quinzena

Leia em 1min 10s

As vendas a prazo no comércio paulistano cresceram 2,9% na primeira quinzena de janeiro, segundo mostra o Indicador de Movimento do Comércio a Prazo (IMC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Esta alta foi causada em parte porque os consumidores estão aproveitando as liquidações de início de ano e as sobras de estoque para comprar produtos a crédito, além dos estímulo do programa do governo federal Minha Casa Melhor, que financia móveis e eletrodomésticos para os mutuários do Programa Minha Casa, Minha Vida.

Em relação à primeira quinzena de dezembro de 2013, o IMC registrou queda sazonal de 22,5%, já esperada em razão das vendas fortes vinculadas às festas de fim de ano.

Já as vendas à vista, avaliadas pelo (Indicador de Movimento de Cheques (ICH), ficaram praticamente estáveis na primeira quinzena de janeiro ante 2013, com elevação de 0,7% - puxadas pelas roupas e calçados da Moda Verão. As vendas desses itens registraram saltos nos últimos anos e se estabilizam, agora, num nível elevado, similar ao de 2013. Comparando-se com dezembro, houve queda sazonal de 42,8%, em razão da Natal, assim como ocorreu com o IMC.

"Os dados mostram continuidade, com as vendas crescendo em ritmo moderado, similar ao dos últimos meses de 2013", comentou o presidente da ACSP, Rogério Amato. "Isso não quer dizer que o desempenho ao longo de 2014 também será moderado. Trata-se de uma informação preliminar, que não pode ser projetada para todo o ano", ponderou.


Veículo: Isto É Dinheiro


Veja também

Goldman Sachs destaca lucro do varejo em relatório

As vendas do varejo brasileiro estão fortes, com números acima do previsto, e mostraram até uma alt...

Veja mais
Varejo avança, mas resultado é um dos piores do Nordeste

No acumulado de janeiro a novembro do ano passado, as vendas subiram 3,6% no Estado, conforme o IBGEAo longo de 2013 o c...

Veja mais
Crédito caro reduz disposição do consumidor a compras

O encarecimento do crédito reduziu a predisposição do consumidor às compras, sobretudo o ape...

Veja mais
Vendas 3,01% entre janeiro e novembro

Melhora da renda ajudou no resultadoA manutenção dos empregos em 2013 garantiu, mesmo que em ritmo menor, ...

Veja mais
Anbima estima US$ 9 bi de superávit comercial no ano

O crescimento mais fraco da atividade doméstica, a recuperação da economia mundial e o real depreci...

Veja mais
Negócios no varejo crescem 4,12% em 2013, diz CNDL

As vendas a prazo no varejo cresceram, em média, 4,12% em 2013 ante 2012, de acordo com informações...

Veja mais
Em 2013, vendas a prazo crescem abaixo do previsto e inadimplência sobe, aponta CNDL

As vendas a prazo no varejo cresceram 4,12% em 2013 ante 2012 e ficaram abaixo da previsão da Confederaç&a...

Veja mais
Inadimplência no varejo pode subir em 2014, diz CNDL

A inadimplência no varejo aumentou em 2013 mais do que os lojistas esperavam e a previsão do setor é...

Veja mais
Vendas a prazo terão menor crescimento

O modelo de incentivo ao consumo está perdendo fôlego no país e, por isso, a expectativa é de...

Veja mais