No ano de 2014 o varejo brasileiro deve crescer aproximadamente 12% e chegar próximo da marca de R$ 30 bilhões em vendas. A estimativa foi feita pelo eMarketer e, apesar de positivo, está abaixo do crescimento de 14,8% apresentado no ano passado. A queda, no entanto, é uma tendência e, depois de 2014, é provável que o crescimento caia para a casa de um único dígito nos anos posteriores.
Fraudes no e-commerce: saiba como evitá-las
De acordo com Bill Fisher, a queda da taxa de crescimento ao longo dos anos se dá pelo e-commerce ainda não ser uma modalidade de compra tão difundida no país. Mesmo com o relativo crescimento, o Brasil só será o 10º maior mercado do mundo se suas vendas online forem comparadas com as de outros países. Estima-se que esse mercado contará com 108 milhões de usuários da internet ao fim de 2014, mas somente 37,7% deles farão compras pela internet até lá. Isso significa que, de todo esse universo, apenas 33 milhões de usuários da internet no país pedirão seus produtos através da rede de computadores.
Embora o número represente 36,4% de todos os consumidores da América Latina, ele ainda é substancialmente inferior ao de outros mercados mais desenvolvidos. Nos Estados Unidos, por exemplo, 74,5% dos usuários da internet farão compras online até o fim de 2014. Se as coisas continuarem no ritmo que estão, até o fim de 2017 o Brasil terá se distanciado muito pouco da média de consumidores digitais da região, que é de 34,4%, e, provavelmente, não terá nem 42% dos internautas comprando online.
Veículo: Site CanalTech