CE acumula 2ª maior alta no volume de vendas

Leia em 2min 20s

Dados divulgados pelo IBGE apontam avanço de 7% entre janeiro e maio deste ano para o comércio no Estado




Fortaleza/Rio. Os cinco primeiros meses do ano foram vantajosos para o comércio varejista cearense, pelo que apontou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em pesquisa divulgada ontem. Conforme os dados apresentados, o varejo ampliado do Estado - aquele que também contabiliza as informações do comércio de veículos e material de construção - possui um acúmulo de 7% nos cinco primeiros meses deste ano, ante o mesmo período de 2013, e, assim, é o segundo em volume de vendas em todo o Brasil.

Nesta variação, a maior média é de Alagoas (7,7%), enquanto a terceira pertence ao Rio Grande do Sul (5,7%).

A véspera da Copa do Mundo também parece ter sido bem proveitosa para o setor aqui no Ceará. As informações da Pesquisa Mensal do Comércio identificaram ainda uma alta de 8,4% em maio de 2014 ante o mesmo mês do ano passado - a sexta maior variação do País no período, entre as 27 localidades investigadas pelo IBGE.

Setores em alta

Entre os segmentos responsáveis pelo desempenho do comércio cearense entre janeiro e maio deste ano destacam-se os volumes vendidos nos artigos de uso pessoal e doméstico (21,2%), os equipamentos e materiais para escritório (19,8%), os materiais de construção (18,3%) e os móveis e eletrodomésticos (11,9%). Com apenas um dígito de variação - mas positiva - estiveram ainda os volumes vendidos para combustíveis e lubrificantes (9%); para tecido, vestuário e calçados (7,5%); nos supermercados (5,9%) e também para veículos (4%).

Registrando diminuição no volume de vendas no Estado foram apenas livros (-5,7%) e artigos farmacêuticos (-2,9%).

Receita cresce no País

O comércio varejista do país registrou crescimento de 0,5% no volume de vendas e 1% da receita nominal no mês de maio em relação a abril, na série livre de influências sazonais. Em comparação com maio do ano passado, no entanto, o crescimento é ainda mais expressivo, o volume de vendas cresceu 4,8% e a receita nominal 11,4%.

Os dados indicam que com o resultado de maio, o volume de vendas fechou os primeiros cinco meses do ano com crescimento acumulado de 5%, enquanto as vendas nominais em 11,2%. Já o comércio varejista ampliado voltou a registrar em maio de 2014, variação negativa para o volume de vendas (-0,3%) e crescimento para a receita nominal (0,4%) ambas as taxas em relação a abril, com ajuste sazonal.

Em maio, oito das dez atividades que integram a PMC registraram variações positivas para o volume de vendas, na série com ajuste. Os principais destaques foram para equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (alta de 2,4%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (de 2,4%); livros, jornais, revistas e papelaria (1,9%); e móveis e eletrodomésticos (1,8%).



Veículo: Diário do Nordeste


Veja também

Alimentos explicam estabilidade do IPC-S, diz FGV

A estabilidade da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) na pas...

Veja mais
Varejo de SC cresce menos que país

Volume de vendas no Estado medido pelo IBGE apresenta variação de 3,1% em maio na comparação...

Veja mais
Em maio, Minas apresentou estabilidade

A comercialização do varejo em Minas Gerais ficou praticamente estável (0,2%) em maio em rela&ccedi...

Veja mais
Resultado é o pior dos últimos 5 anos

Vendas em BH cresceram 2,46% de janeiro a maio deste ano em relação ao ano passado Os números conf...

Veja mais
Juro ao consumidor sobe pelo 13º mês seguido; cartão passa de 238% ao ano

Os juros cobrados em empréstimos e financiamentos concedidos aos consumidores subiram em junho e atingiram o maio...

Veja mais
Varejo volta a reduzir projeção de vendas para 2014

Pela quarta vez consecutiva, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo...

Veja mais
Inflação do idoso recua no trimestre

A taxa de 1,7% apurada, neste período, ficou abaixo do índice de 2,3% registrado no primeiro trimestre des...

Veja mais
Alta da inflação desafia empresários

Setores adotam estratégias diferentes para contornar aumento nos custos e manter competitividadeA inflaç&a...

Veja mais
FGV: preço de produtos para festas juninas mudam 10,10%

Degustar comidas típicas das festas juninas ficou mais caro neste ano em relação a 2013. É o...

Veja mais