As vendas no varejo tiveram crescimento de 0,3% no mês de novembro na comparação anual, segundo apurou o SpendingPulse, relatório de vendas totais do setor da MasterCard Advisors.
Nos últimos três meses, as vendas totais no varejo registraram crescimento médio de 1,5%, abaixo da taxa de crescimento de 2,4% observada no terceiro trimestre. Em novembro, dois setores excederam o crescimento total do varejo: drogarias e artigos de uso pessoal; enquanto combustíveis, vestuário, supermercados, móveis/eletrônicos e material de construção tiveram uma taxa de crescimento abaixo das vendas.
Considerando esses últimos resultados, a vice-presidente e chefe de mercado Insights da MasterCard Advisors, Sarah Quinlan afirmou em nota que "o ambiente econômico se mantém desafiador. Dessa forma, enxergamos um alto nível de incerteza e esperamos volatilidade nos gastos nos próximos meses. No entanto, ainda temos a esperança de que o Natal irá contribuir para o aumento das vendas".
O índice de endividamento das famílias, entretanto, ainda é estável, mas permanece em níveis elevados. A oferta de crédito menor e a confiança do consumidor impactaram os resultados do estudo.
Vendas on-line
Ainda segundo o relatório, as vendas do Black Friday não impactaram os gastos do varejo total. O setor de e-commerce se mostra proeminente e exibindo crescimento de dois dígitos na comparação ano a ano. Em novembro, as vendas on-line registraram um aumento de 21,5%. "Esse crescimento teve contribuição do Black Friday em alguns setores distintos."
Veículo: DCI