O cenário econômico em descompasso fará com que os namorados economizem nos presentes esta sexta-feira (12). Mais de 50% dos consumidores sinalizaram que pretendem gastar até R$ 138 e em apenas um item. A preferência de compra está em roupas, acessórios e perfumes. Os dados são da pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e apontam que os consumidores não querem se endividar com o presente: tanto que 57% vão pagar à vista e em dinheiro. Quanto à comemoração no dia 12 de junho, quase metade dos entrevistados, 49,3%, deverão celebrar em casa. Apenas 18,5% pretendem ir a restaurantes.
Faturamento
Só na capital paulista, o Dia dos Namorados deve movimentar cerca de R$ 250 milhões, conforme pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). A entidade afirmou, por meio de nota, que "o romantismo neste Dia dos Namorados deve amenizar um pouco o pessimismo em relação à economia. Porém, dadas as condições atuais do consumidor, a aposta será em uma singela lembrancinha, tanto para eles quanto para elas".
Nos shoppings, as perspectivas são mais promissoras - vendas até 10% maiores em alguns empreendimentos. No Shopping Eldorado, em São Paulo, por exemplo, a expectativa é de vendas 12% maiores na comparação com o mesmo período do ano passado. Adotar ações promocionais para os casais foi a estratégia para estimular a data. Já no Shopping Center 3, localizado na Avenida Paulista, a expectativa é de 8% de incremento em vendas para o Dia dos Namorados e no Atrium Shopping, a ação de marketing está voltada à uma lembrança: cada R$ 200 em compras vale uma foto do casal, produzida em cabine.
Veículo: DCI