Crise no País mudou hábitos das famílias

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O diretor do Instituto Ovos Brasil, Ricardo Santin, ressalta que a crise econômica nacional vem comprometendo a capacidade de compra das famílias. Nesse sentido, o ovo é um importante produto substituto das carnes, por isso, a demanda está mais aquecida que a registrada nos anos anteriores.

Segundo ele, há uma menor oferta de produtos disponível no mercado, o que tradicionalmente ocorre nos primeiros meses do ano, período de férias escolares, com menor nível de consumo. Entretanto, com a crise econômica que o País vem enfrentando, junto à consequente queda do poder de compra da população e somada às fortes elevações de preço da carne bovina, houve um aumento na busca da população por proteínas com custos mais acessíveis, como é o caso do ovo. Essa maior procura pelo produto também favoreceu a elevação dos preços nas gôndolas”, analisa.

Santin também destacou que o aumento dos custos de produção impacta na produção e que mesmo com a valorização dos preços, a margem de lucro dos avicultores segue pressionada. O custo está elevado, especialmente com o preço da saca de 60 quilos de milho superando R$ 45 em diversas praças.

“O milho representa uma importante parcela do custo de produção, isso por mais da metade da ração ser composta pelo cereal. Apesar de ser uma conta de cada produtor. Além do grão outros aumentos dos preços como energia elétrica, combustíveis e mão de obra acabam pressionando, para baixo, as margens de do avicultor”, observa Santin.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


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