Evento que premiou as marcas Líderes de Vendas | |
Vice-presidente da ABRAS, João Sanzovo
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O vice-presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), João Sanzovo, que representou o presidente da entidade, Fernando Yamada, destacou em seu discurso a força do evento Líderes de Vendas, criado pela revista SuperHiper há 17 anos especialmente para premiar as marcas que fazem a diferença no faturamento do setor. "Nosso objetivo é ampliar o consumo e, portanto, as vendas de todos supermercadistas e fornecedores. As Marcas Líderes de Vendas ficarão registradas na edição de SuperHiper, que circula no final de março. É uma edição muito importante, porque é utilizada pelas áreas comerciais de supermercados de Norte a Sul do País para orientar as compras."
Sanzovo destacou ainda que 2016 será um ano de grandes desafios, e que a ABRAS, em conjunto com suas afiliadas - 27 associações estaduais de supermercados - irá se empenhar em ações para impulsionar o crescimento do setor no País. "Nosso trabalho é fortalecer relacionamentos e é por isso que esse evento é tão importante, porque, além de homenagens, ouvimos as demandas dos nossos fornecedores. Construir uma marca não é fácil, muito menos mantê-la na preferência do consumidor brasileiro e, portanto, nas gôndolas dos supermercados".
O vice-presidente finalizou seu discurso parabenizando todas as marcas Líderes de Vendas. "Espero que juntos possamos fazer o melhor no ponto de venda para vencermos todos os próximos desafios."
No total foram premiadas 220 categorias de produtos, divididas em 7 cestas: alimentos, perecíveis, bazar, bebidas, eletroeletrônico, higiene e beleza e limpeza. Dessas, 99 empresas receberam a premiação. Dentre as 10 primeiras chamadas ao palco no evento estavam: BRF, AB Fleischmann, Ajinomoto, Arcor, Barilla, Bic, Bimbo, Black & Decker e Nivea. A relação completa das marcas que se destacaram no ano de 2015 e as empresas premiadas apresentadas hoje pela ABRAS ficará registrada na edição Líderes de Vendas da revista SuperHiper, que circula no final de março.
Além das Marcas Líderes de Vendas, os mais de 200 participantes do evento conferiram palestras de especialistas sobre importantes temas. Daniela Toledo, diretora de Serviços de Varejo da Nielsen falou em sua apresentação "Escolhas do consumidor no contexto atual", que o endividamento, desemprego e a queda da massa salarial foram fatores que impactaram no consumo das famílias brasileiras em 2015 e que são indicativos a serem observados neste ano. "É importante se atentar que o consumidor faz uma série de escolhas antes de diminuir o tamanho da cesta: reduzem as idas ao ponto de venda e fazem desembolsos menores".
A diretora destacou ainda a tendência pela substituição de canais como forma encontrada pelo consumidor/shopper para driblar a crise, dado observado no modelo Cash&Carry, que registrou crescimento de 7,5% em 2015, e ressaltou também que os supermercados vêm conseguindo se sustentar em relação à fidelização de clintes frente ao momento econômico atual. "É o canal com maior taxa de repetiçeão, 19,9% registrada em 2015."
Daniela finalizou sua apresentação ressaltando que o atual momento possibilita oportunidades e pode incentivar o crescimento das empresas, se essas observarem as novas demandas do mercado. "É importante pensar no que se espera pela frente e se preparar, lembrando que a tecnologia digital está redefinindo a experiência de fazer compras de mantimentos em todo o mundo. Os varejistas têm muito espaço para crescer, principalmente quando se trata de opções de ativação digital dentro da loja."
Na sequência, o diretor de Operações e Visibilidade da Neogrid, Luiz Fernando Gripp, ministrou a palestra "O cenário da ruptura e disponibilidade de gôndola". Entre os dados apresentados (apurados pela Neogrid), Gripp destacou que, em 2015, a ruptura registrada nos supermercados (500 maiores) foi de 11,14%, o que soma cerca de R$ 28,8 bilhões. Para ele, o trabalho em conjunto é fundamental nas tomadas de decisões e contribui para a diminuição de riscos dentro das companhias. "A indústria precisa trabalhar em parceria com o varejo, incluindo toda a cadeia de abastecimento que envolve a chegada do produto ao ponto de venda. Colaboração amplia perspectivas e favorece a amplitude de ações. O sucesso depende de como usamos a informação."
Natália Lima - Redação Portal ABRAS