A mediana da inflação esperada pelos consumidores nos próximos 12 meses ficou em 11,4% em fevereiro, informou ontem a Fundação Getulio Vargas (FGV).
É o quarto mês de alta do Indicador de Expectativas Inflacionárias dos Consumidores da FGV , e o patamar representa novo recorde histórico - com base na série, iniciada em setembro de 2005. Em janeiro, o indicador estava em 11,3%.
"O resultado de fevereiro indica que a expectativa de inflação dos consumidores estabilizou no patamar de 11%", disse o economista Pedro Costa Ferreira, pesquisador da FGV, em nota. "Tal resultado pode ser explicado pelo IPCA nos últimos 12 meses [10,71%] e pelo aumento dos preços de transportes e alimentação e gastos com educação", completa Ferreira.
Segundo a instituição, 60,2% dos consumidores brasileiros preveem inflação acima de dois dígitos nos 12 meses a partir de fevereiro, menos do que o estudo de janeiro (61,2%). Porém, quase metade deles aposta em taxas acima de 12%, fatia que avançou no período analisado.
Veículo: Jornal DCI