São Paulo - O comércio nacional faturou R$ 36,5 bilhões na semana que antecedeu o Dia dos Pais. O montante é 10,6% menor que o registrado no mesmo período de 2015, segundo estimativa prévia da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
No último ano, o varejo faturou cerca de R$ 40,8 bilhões com as vendas para a data sazonal. Para a assessoria econômica da FecomercioSP, os resultados obtidos mostram que o Dia dos Pais teve desempenho em linha com as outras datas e não trouxe grande resultado ao varejo, apesar da melhoria da confiança do consumidor e do empresário.
De acordo com a entidade, o levantamento levou em conta os dados obtidos pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), que revelaram uma queda de 5,2% nas vendas do comércio na data em relação a 2015. A queda das comercializações no Dia dos Pais foi ainda mais intensa do que o observado em 2015, quando as vendas no varejo diminuíram 0,8% em relação ao mesmo período de 2014.
Na visão do presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, a incerteza com relação ao emprego e os rumos da inflação tem impactado nos compromissos financeiros como o parcelamento de compras. "Considerando o fraco desempenho das outras datas comemorativas ao longo de 2016, a expectativa dos lojistas já era baixa. A piora das condições econômicas, como o aumento do desemprego, da inadimplência e o crédito mais restrito, exerce forte impacto sobre o consumidor, que acaba sendo obrigado a limitar e rever seus gastos", comentou Pinheiro.
Fonte: DCI