*Marlucy Lukianocenko, de Paris
Empresas brasileiras participam pela oitava vez do Salão Internacional da Alimentação (Sial Paris), que teve início no último domingo (16/10) e termina na próxima quinta (20/10). Segundo o coordenador de Promoção de Negócios da Agência Brasileira de Promoções a Exportação e Investimentos (Apex-Brasil), Rafael Prado, esta é uma participação recorde do grupo brasileiro, com 102 companhias.
A crise econômica e as vendas menores no mercado interno fizeram com que mais empresas buscassem expansão no mercado externo e por conta dessa participação as expectativas da Apex é que os negócios ultrapassem U$ 1 bilhão, montante faturado na última edição da feira em Paris (2014), por 75 empresas.
Dentre os destaques nacionais, Prado ressalta que alguns segmento além de carnes e commoditties, também têm se estabelecido no mercado externo, entre eles o de doces e guloseimas e biscoitos e massas.
Neste ano, várias empresas vieram pela primeira vez. Entre elas, a Doce Vida, do segmento de polpa de frutas, em especial o Açaí. Há também, entre outras empresas, a Blissimo, no mercado há apenas dois anos, e que trouxe para a feira sua linha de sucos e smoothies e movimentou o pavilhão de bebidas. Suas embalagens com cores vibrantes e design diferenciado despertaram a curiosidade dos visitantes.
O Sial é considerado uma das maiores feiras do mundo, reúne mais de 7 mil expositores de mais de 100 países.
(Leia na próxima edição da revista SuperHiper mais informações sobre as empresas brasileiras e novidades apresentadas nesta exposição).
*Marlucy Lukianocenko é editora da revista SuperHiper, publicação da ABRAS.