Segundo pesquisa do Mercado Livre, tamanho da promoção será decisivo na conversão das vendas neste ano
São Paulo - Uma pesquisa divulgada ontem pelo Mercado Livre apontou que neste ano a maioria dos brasileiros diz estar disposta a pagar à vista se os descontos oferecidos forem agressivos na Black Friday. O evento, que acontece no próximo dia 25 de novembro, deve ser marcado por uma mudança no perfil do consumidor. Ano passado, a mesma pesquisa apontou que o parcelamento era a forma de pagamento mais utilizada. Para 64% dos entrevistados, o desconto à vista é mais importante do que o parcelamento na hora de finalizar a compra na Black Friday pela internet. A pesquisa foi feita pela Bonus Quest, a pedido do Mercado Livre, com 1.115 consumidores que realizaram compras na Black Friday do ano passado. O objetivo era mapear seus hábitos.
Outros números
No ano passado, metade dos respondentes (52%) fez compras em um único site durante a promoção; a outra metade (48%) comprou em dois ou mais sites, ou seja, pesquisou antes de finalizar a compra. Os itens mais comprados no ano passado foram celulares e telefones (33%); itens de informática (22%); e de moda e eletrodomésticos (19%).
O gasto médio na promoção foi de R$ 611, tendo o cartão de crédito como o principal meio de pagamento (72%). Os outros 23% preferiram pagar via boleto bancário. Os produtos mais desejados foram celulares ou smartphones (38%), eletrodomésticos (22%), itens de informática e aparelhos de TV e Vídeo (empatados em 21%).
Fonte: Jornal DCI