São Paulo - O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo no Brasil, subiu 2,2% em agosto ante a julho na análise com ajuste sazonal, disse ontem a Boa Vista SCPC.
Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 2,7% frente aos 12 meses, aumentando 0,1 p.p. com relação aos valores obtidos em julho, mantida a base de comparação. Já na avaliação contra agosto do ano passado, alta foi de 1,9%.
Para o futuro, a entidade estima melhoras já que os efeitos da redução de juros iniciada no 3º trimestre de 2016 serão sentidos pelo consumidor.
Setores
Na análise mensal, dentre os principais setores, o de "Móveis e Eletrodomésticos" apresentou alta de 5,0% em agosto, descontados os efeitos sazonais. A categoria de "Tecidos, Vestuários e Calçados" caiu 0,4% no mês, expurgados os efeitos sazonais. A atividade do setor de "Supermercados, Alimentos e Bebidas" subiu 0,6% no mês na série dessazonalizada. Na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses recuou 0,6%.
Por fim, o segmento de "Combustíveis e Lubrificantes" caiu 0,3% em agosto considerando dados dessazonalizados, enquanto na série sem ajuste, a variação acumulada em 12 meses encolheu 2,9%.
Fonte: DCI São Paulo