Após um incremento de 4,5% nas vendas no último mês do ano, o varejo paulistano conseguiu fechar 2017 com um crescimento de 1,1%, segundo balanço divulgado ontem pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O resultado de dezembro, na comparação anual, foi o melhor para o setor na região em sete anos, e foi puxado pelo avanço de 5,9% nas transações a prazo, que superaram as vendas à vista (3,1%) em dezembro, também na comparação anual. “Isso revela que os consumidores podem ter optado por comprar presentes de maior valor no Natal”, diz o presidente da ACSP, Alencar Burti.
Soma do ano
O avanço no acumulado ano se dá após dois anos seguidos de retração intensa. “Foi um ano de transição até conseguirmos fechar 2017 no azul. O aumento foi pequeno, mas ele pavimenta o crescimento do comércio no ano que agora se inicia”, declara Burti.
Na comparação com novembro, o varejo de São Paulo registrou em dezembro crescimento médio de 26%. As vendas à vista saltaram 48,8%, enquanto as feitas a prazo subiu menos (3,1%) em função da Black Friday.
Com as liquidações pós-festas, a estimativa da ACSP é de que, no primeiro mês de 2018, o comércio paulistano mantenha a tendência de alta dos últimos meses e cresça entre 3% e 5% (sobre janeiro de 2017). A entidade lembra que as trocas de mercadorias, típicas nesta época, são uma boa oportunidade para o lojista porque o consumidor pode trocar por um produto mais caro ou comprar algo novo, atraído pelas promoções. As transações a prazo devem continuar melhor, puxadas pelos bens duráveis, beneficiados pelas reduções dos juros de mercado.
O Balanço de Vendas é elaborado pelo Instituto de Economia da ACSP com base em amostra fornecida pela Boa Vista Serviços.
Fonte: DCI São Paulo