Confiança do comércio no Brasil sobe em novembro e atinge maior nível desde 2014, diz FGV

Leia em 1min 20s

A otimismo causado pelo fim do período eleitoral aumentou e a confiança do comércio no Brasil registrou em novembro o maior nível em mais de quatro anos e meio, de acordo com a pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

 

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 6,9 pontos e chegou a 99,4 pontos na comparação com outubro, patamar mais elevado desde março de 2014.

 

“Os dois últimos resultados positivos da confiança do comércio sugerem que o pior pode ter ficado para trás. A alta expressiva de novembro confirma a recuperação da confiança do setor, um resultado que parece ter sido influenciado principalmente pela melhora das expectativas com o encerramento do período eleitoral”, disse em nota o coordenador da FGV/IBRE, Rodolpho Tobler.

 

Entretanto, ele alerta que novos avanços vão depender de uma continuidade da recuperação do mercado de trabalho e da redução adicional da incerteza.

 

A FGV explicou que 10 dos 13 segmentos pesquisados apresentaram alta na confiança, que foi influenciada tanto pela melhora da avaliação sobre a situação atual quanto pelas expectativas em relação aos próximos meses.

 

O Índice da Situação Atual (ISA-COM) subiu 5,1 pontos, passando para 93,3 pontos em seu segundo aumento consecutivo. O Índice de Expectativas (IE-COM) também apresentou melhora pelo segundo mês seguido, subindo 8,4 pontos e registrando 105,5 pontos em novembro.

 

A confiança do comércio acompanha a confiança do consumidor, que registrou seu maior nível em quase quatro anos e meio em novembro, informou a FGV na segunda-feira.

 

Fonte: Reuters

 


Veja também

Atividade puxa a arrecadação federal, mas sem incentivar o trabalho formal

Mesmo tímida, a pequena melhora na atividade econômica já puxou o recolhimento de impostos do govern...

Veja mais
Black Friday reanimou varejistas para o Natal

O desempenho das principais datas comemorativas de 2018 ficou acima do registrado em 2017, mas nenhuma delas deu ao vare...

Veja mais
FGV: Espírito natalino estimula confiança do consumidor

  De acordo com indicadores que medem o bom humor do consumidor, como o Índice de Confiança do Consu...

Veja mais
Consumidor deve destinar fatia maior do 13º para este Natal

O consumidor brasileiro está mais propenso a pagar dívidas e fazer compras a prazo com a primeira parcela ...

Veja mais
Confiança do consumidor no Brasil sobe em novembro para maior nível em quase 4 anos e meio

O otimismo sobre o futuro econômico do país e a queda na insatisfação com a situaç&ati...

Veja mais
Mercado reduz expectativa para juros básicos em 2019 a 7,75% e vê inflação abaixo de 4%

O mercado reduziu a expectativa para a taxa básica de juros em 2019 pela primeira vez depois de 44 semanas e pass...

Veja mais
Brasileiro é desconfiado, mas curioso

Curioso e desconfiado. Esses dois adjetivos definem o comportamento do consumidor brasileiro na Black Friday, que aconte...

Veja mais
Na Black Friday, 40% dos clientes devem ir a loja física

Dos mais de 100 milhões de brasileiros que devem aproveitar as promoções da Black Friday, 40% prete...

Veja mais
Comprar de madrugada vira tática de 19% dos consumidores

Os consumidores que estão esperando as ofertas da Black Friday deste ano aproveitam também a madrugada par...

Veja mais