O comércio varejista se recuperou aos poucos dos efeitos da crise financeira internacional e já operou, em julho, com nível de vendas superior ao de antes do agravamento da turbulência econômica, há um ano. Em julho, o crescimento de 0,5% frente ao mês anterior - o terceiro seguido nessa comparação - foi suficiente para levar o nível de vendas, medido pelo índice de base fixa, ao ponto máximo da série, iniciada em 2001.
"No terceiro trimestre do ano passado o comércio sentiu a crise e tivemos uma redução do nível de vendas. Agora, com os incentivos do governo e o desempenho do mercado interno, já estamos até um pouco acima do patamar do início da crise", destacou Reinaldo Pereira, economista da coordenação de serviços e comércio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). "O comércio, aqui no Brasil, não se ressentiu muito com a crise financeira", acrescentou.
Nilo Lopes de Macedo, também economista da coordenação de serviços e comércio, ressaltou que, sem a crise, o nível de vendas poderia estar ainda maior, embora as modestas altas na margem observadas no volume de vendas este ano tenham sido suficientes para recuperar o nível pré-crise. "O comércio não perdeu com a crise, mas deixou de ganhar", afirmou.
Pereira diz que a alta de 0,5% no volume de vendas de julho mostra uma acomodação em relação a junho, quando o crescimento atingiu 1,7% na comparação com o mês anterior. Entre as principais quedas observadas no volume de vendas em julho, destaca-se a de equipamentos de informática e material para escritório, informática e comunicação, com recuo de 4,2%, depois de um avanço de 14,3% em junho. Outra queda forte ficou com tecidos, vestuário e calçados, com baixa de 3,9%, diante de alta de 10,1% em junho.
Já o varejo ampliado, puxado pelo mau desempenho de veículos, viu o volume de vendas encolher 6% em julho, na comparação com junho. Pereira revelou que o tombo - em junho o varejo ampliado havia subido 7,1% - pode estar diretamente ligado ao temor de que a desoneração do IPI para os automóveis acabasse em junho. Com isso, o grupo veículos e motos, partes e peças, que havia vendido em junho um volume 9,3% superior ao de maio, caiu 10,4% em julho, arrastando o varejo ampliado, que teve a primeira queda desde os -3,8% de abril.
"Pode ter acontecido antecipação por conta de as pessoas acharem que não teria mais o incentivo do IPI. Como (o veículo) foi comprado no mês anterior, esse mês veio com queda", disse Pereira, que não descartou a possibilidade de que já exista no horizonte uma limitação aos efeitos da política de desoneração. "Outra hipótese é o esgotamento da política, porque as pessoas não vão comprar carros indefinidamente", acrescentou.
Pereira frisou ainda a alta de 5,9% das vendas na comparação com julho do ano passado. Apesar de o resultado ter sido o pior para um mês de julho desde os 2,3% de 2006, ele lembrou que a base de comparação é alta, com um período anterior a crise em que as vendas subiam para níveis recorde.
Veículo: Valor Econômico