Mabe investirá mais R$ 130 mi no País para aproveitar retomada

Leia em 2min

De olho nas boas perspectivas de crescimento para o Brasil em 2010, a empresa de eletrodomésticos Mabe planeja investir R$ 130 milhões nos próximos 12 meses - sendo R$ 60 milhões em produtos e R$ 70 milhões na ampliação e aprimoramento de suas fábricas. Para este ano, a empresa de origem mexicana espera crescer 20% em relação a 2008, ajudada pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os produtos da linha-branca.

 

Nos seis anos em que está no Brasil, a empresa já é a terceira maior do País, com 25% do mercado. Anualmente, as 5 fábricas distribuídas em Campinas, Hortolândia e Itu produzem 4,6 milhões de unidades.

 

Em julho deste ano, a Mabe adquiriu, por R$ 70 milhões, o controle da BSH Continental Eletrodomésticos, filial brasileira da alemã BSH Bosch und Siemens Hausgeräte GmbH, proprietária das marcas Bosch e Continental. A aquisição da empresa permitiu a consolidação da Mabe como líder na América Latina.

 

O presidente da Mabe Mercosul, Patrício Mendizábal, disse que pretende pleitear junto à matriz, no México, investimentos da ordem de US$ 100 milhões nos próximos dois anos e readequar as linhas de produção nas fábricas brasileiras. "O mercado brasileiro para a Mabe tem sido sempre muito importante, só que a Mabe estava se consolidando nos outros países antes de chegar ao maior mercado de linha branca da América Latina, que é o Brasil", diz o executivo.

 

O presidente da Mabe Mercosul disse que a redução do IPI pelo governo brasileiro em abril deste ano, por um período de três meses e prorrogado por mais três meses até 31 de outubro passado, fez com que a indústria do setor tivesse um crescimento acelerado em vendas, superando as perdas registradas nos quatro primeiros meses de 2009.

 

Mendizábal disse que vê de forma positiva a decisão do governo de conceder a redução do IPI até 31 de janeiro para produtos com menor consumo de energia elétrica. "Nesse sistema a Mabe foi beneficiada porque não temos produtos que não sejam da classe 'A' energética. Para nós foi uma feliz notícia, porque nossos produtos continuam com o IPI reduzido e esperamos que esse incentivo fique permanentemente por estar atrelado a redução de consumo", comenta o executivo.

 

Veículo: DCI


Veja também

Drogasil supera metas e planeja abrir 40 lojas

As grandes redes de farmácias passaram ao largo da crise econômica, que pareceu até favorecer o segm...

Veja mais
Bimbo mira linha de panetone e amplia presença no Natal

Segunda maior fabricante de panetones do Brasil, a Bimbo amplia sua atuação para o Natal deste ano, trazen...

Veja mais
Nestlé disputa com gigantes do setor controle da Cadbury

A Nestlé estuda uma oferta pela Cadbury para cobrir a oferta de 9,9 bilhões de libras da Kraft Foods Inc. ...

Veja mais
Fabricante do sabão Ypê registra crescimento de 15%

A Química Amparo, fabricante do sabão Ypê, deve fechar o ano apresentando um crescimento de 15%. O r...

Veja mais
Fórmula Indy vira vitrine para vinícolas brasileiras

Grupos nacionais, capitaneados pela Apex, transformam os eventos da Fórmula Indy em oportunidades para mostrar a ...

Veja mais
Nestlé estuda oferta pela Cadbury

A italiana Ferrero e a americana Hershey também estão na disputa   Nestlé, a gigante su&iacu...

Veja mais
Crise facilita a importação de produtos

Com a retração em outros países, varejista brasileiro é cortejado, ao contrário do qu...

Veja mais
Natal terá comida importada barata

Supermercados ampliam as quantidades compradas de alimentos estrangeiros por causa do dólar baixo   A retr...

Veja mais
Condição de pagamento já está no nível pré-crise

A disputa entre as redes de varejo de vestuário pelo consumidor neste fim de ano está levando as redes a o...

Veja mais