Expansão garantida pela ampliação do parque fabril, aquisição da marca de temperos Pirata.
A Vilma Alimentos, controlada pela Domingos Costa Indústrias Alimentícias S/A, com sede em Contagem (RMBH), espera alcançar neste ano R$ 400 milhões em faturamento, uma expansão de 15% na comparação com 2007. De acordo com o vice-presidente de Vendas e Marketing da empresa, Cezar Tavares, a expansão deve ser garantida pela ampliação que vem sendo feita, pela aquisição da marca de temperos Pirata e pela elevação do consumo, motivada pelo aumento do emprego e renda da população.
A projeção da companhia é obter crescimento nas vendas de 10% em toneladas e 5% no preço médio devido ao impacto de produtos de maior valor agregado. No ano passado a Vilma Alimentos realizou aportes da ordem de R$ 35 milhões em uma fábrica de mistura para bolos e refrescos. Entre 2008 e 2009 a companhia vai investir R$ 50 milhões em logística e armazenagem. A empresa adquiriu um terreno de 14 mil metros quadrados ao lado da fábrica para a construção de galpões.
Entre os principais projetos, estão o início da produção de macarrão instantâneo, novos cortes de macarrão e ampliação do armazém da companhia, que passará a estocar 12,5 mil toneladas contra a capacidade atual de 5 mil toneladas. Somente com a aquisição da marca de temperos Pirata, a Vilma deverá aumentar o faturamento anual em R$ 40 milhões a partir do próximo ano.
Reformulação - A empresa está reformulando sua linha de macarrão instantâneo com a expectativa de aumentar o faturamento anual nesse segmento de cerca de R$ 900 mil para R$ 3,2 milhões. "Estamos modificando as embalagens, o sabor e incluindo opções. Até o início do ano vamos começar a fabricar o produto, que hoje tem a produção terceirizada", informou.
Segundo informações da Vilma Alimentos, o crescimento nas vendas registrado no primeiro trimestre de 2008 foi de 4,6%, em comparação com o mesmo período do ano passado. O faturamento da empresa obteve um incremento de 16,5% no acumulado entre janeiro e março. Segundo a companhia, os resultados foram alcançados em um momento em que a área de alimentação no país recuou 1,6%.
Em 2007 a empresa mineira faturou R$ 352 milhões. A produção no período foi de 250 mil toneladas. No ano passado foram lançados mais de 60 produtos, conforme informações da Vilma Alimentos. O mix atual é formado por algo em torno de 670 produtos.
A Vilma tem distribuição direta nos estados de Minas, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Bahia. No restante do país, os produtos da marca mineira são distribuídos por 55 empresas. São 23 mil clientes ativos no Brasil e cerca de 65 mil notas fiscais por mês.
Veículo: Diário do Comércio - MG