O termômetro de vendas, pesquisa realizada mensalmente pela Associação Mineira de Supermercados (Amis), apontou que houve crescimento de 5,87% nas vendas dos supermercados mineiros em outubro em relação ao mês anterior. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o incremento foi ainda maior, chegando a 6,24%, e no acumulado dos dez primeiros meses deste exercício frente ao igual intervalo de 2008, a alta foi de 2,82%.
De acordo com a pesquisa, o desempenho dos supermercados relativo às regiões do Estado foi diferente. O Sul de Minas, por exemplo, obteve o melhor resultado na comparação de outubro com o mês anterior, com elevação de 7,91% nas vendas. Em seguida, em idêntica base de confronto, os estabelecimentos do Vale do Rio Doce obtiveram crescimento de 7,11% e depois vem a região Central, com 5,81%.
Na outra ponta, os supermercados do Triângulo Mineiro registraram o pior desempenho do setor em outubro ante setembro, com crescimento de 3,46%, o que equivale a 1,4 ponto percentual abaixo na média dos estabelecimentos do Estado (5,87%). A Zona da Mata, com incremento de 4,89% também ficou um ponto percentual menor do que o crescimento geral do segmento.
O superintendente da Amis, Adilson Rodrigues, ressaltou, entretanto, que o resultado de novembro, mês que, segundo ele, não apresenta apelo comercial, deve ser superior ao de setembro, mas não baterá o desempenho de outubro. " um período de entressafra, em que o consumidor já está se preparando para as compras de Natal", observou.
Natal - O empresário lembrou que a entidade projeta um crescimento de 8% nas vendas de dezembro deste ano frente às de igual mês de 2008. Conforme ele, tradicionalmemte, o mês natalino representa um incremento entre 20% e 30% sobre os outros meses do ano. Isso significa a injeção de aproximadamente R$ 200 milhões adicionais na receita total dos supermercados mineiros durante o período.
No caso do Supernosso, rede com 12 unidades em Belo Horizonte, o incremento real, considerando igual número de lojas, de janeiro a outubro deste ano frente ao mesmo período do ano passado, foi ainda maior do que a média dos supermercados mineiros. O grupo registrou elevação de 10% no intervalo e estima um crescimento de 5% para as vendas do final deste exercício sobre as de 2008.
O conselheiro do empreendimento, Euler Fuad, atribui o resultado à melhoria do poder aquisitivo do consumidor e à mudança de hábitos gerada pela crise financeira global. "Além da elevação dos níveis de emprego e renda, as pessoas deixaram de fazer investimentos altos para comprarem uma cesta de produtos melhor", afirmou. Atualmente, segundo o empresário, o Supernosso responde por mais de 4 mil empregos diretos.
O Supermercados Belo Horizonte, que deve fechar o ano com 96 unidades espalhadas no Estado, das quais 88 estão na Capital e na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), também apresentou crescimento nas vendas superior à média nacional, com elevação de 10% no acumulado dos dez primeiros meses deste ano sobre igual intervalo de 2008. A rede responde por cerca de 5,5 mil postos de trabalho.
Veículo: Diário do Comércio - MG