Outubro teve o melhor desempenho nas vendas do comércio varejista dos últimos dez anos, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio). Em relação a igual período do ano passado, as vendas desse mês cresceram 14,3%. O levantamento ouviu cerca de 750 estabelecimentos comerciais. Foi o sexto mês consecutivo do ano a apresentar resultado positivo, refletindo as boas vendas do Dia das Crianças.
No acumulado dos dez meses do ano houve aumento de 3,3% em comparação com o igual período de 2008. A pesquisa mostrou que a alta do mês de outubro foi puxada pelo crescimento das vendas do comércio varejista especializado nos segmentos de eletrodoméstico (15,5%), confecções e moda Infantil (13,8%), calçados (8,7%), móveis (7%), tecidos (6,1%) e óticas (3,8%).
Para o presidente do CDL-Rio, Aldo Gonçalves, o resultado favorável de outubro começou a se desenhar em setembro, com o aumento das quitações de dívidas, reabilitando os consumidores para novas compras. "Indiscutivelmente, a boa performance das vendas no Dia das Crianças foi determinante para o resultado positivo de outubro", enfatizou.
Os bens duráveis (Ramo Duro) venderam mais do que os não duráveis (Ramo Mole): 15,2% contra 11,9%. Quanto à forma de pagamento a venda à prazo foi a preferida pelos clientes: 15,6% contra 13,8% das vendas à vista. Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, a pesquisa mostrou que no Ramo Mole as lojas da Zona Norte registraram índices positivos de 15,4%, as da Zona Sul de 13,7% e as do Centro menos 0,6%. Já no Ramo Duro, as lojas da Zona Norte venderam mais 21,1%, as da Zona Sul 6,5% e as do Centro menos 0,1%.
De acordo com os registros do Serviço de Proteção ao Crédito do CDL-Rio, o comercio lojista da cidade do Rio de Janeiro registrou em outubro o maior aumento do ano do número de consumidores que quitaram suas dívidas em atraso. O índice cresceu 4,8% em relação ao mesmo mês do ano passado. De janeiro a outubro, houve aumento de 1% em comparação com o mesmo período de 2008.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ