Mercado copia shopping para fidelizar cliente

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SÃO PAULO - Apostar em fórmulas já consagradas pelos shopping centers, que tradicionalmente sorteiam no fim do ano carros zero-quilômetro como prêmio a quem compra nas lojas, é a tendência que começa a ganhar fôlego no setor supermercadista. A ideia das redes grandes é aumentar o impulso pelos gastos nas lojas das unidades, além de buscar fidelizar os clientes. Por isso, e de olho na alta confiança do consumidor do varejo, o que aumenta a concorrência das redes, os supermercados e bandeiras de atacado-e-varejo (atacarejo) de Grupo Pão de Açúcar (GPA), Walmart e Carrefour, por exemplo, começam a criar um novo cenário em dezembro: grandes promoções para abocanhar uma fatia do gordo gasto que está previsto que os consumidores façam neste fim de ano.

 

Um exemplo dessa tendência é a rede de atacarejo Assai, do GPA, que vai sortear quatro utilitários Ford Transit para fidelizar os clientes e para lucrar mais com as vendas de Natal, que, na previsão da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), terá crescimento superior a 7% em relação ao do ano passado.

 

Com a promoção "Natal Assai, comece 2010 de carrão, com sua Ford Transit na mão", a rede soteará os utilitários recém-lançados pela montadora.

 

Quem comprar acima de R$ 60 nas lojas do Extra Hipermercados, até 25 de dezembro, poderá concorrer a 720 televisores de LCD de 32 polegadas, na campanha "O Maior Natal de Todos", mas, se pagar com cartão de crédito da MasterCard aumentará suas chances, porque ganhará um cupom a mais. Os sorteios acontecerão no dia 9 de janeiro.

 

Nas lojas do Sonda Supermercados, os clientes poderão ganhar um livro com receitas natalinas, mas detalhes como o montante das compras para ter direito ao prêmio ainda estão em fase de definição, por parte da empresa.

 

Crédito

 

Outra aposta das redes é a oferta de crédito, que deverá impulsionar as vendas, principalmente de móveis e linha branca, cujo Imposto Sobre Produto Industrializado (IPI) foi reduzido pelo governo.

 

No Carrefour a aposta para vender mais neste Natal é o parcelamento de até 15 vezes no cartão da loja ou de bandeira Visa. "Atualmente, os clientes podem pagar suas compras de Eletro em até 15 vezes, e de Bazar e Têxtil em até 10 parcelas. Todas as condições são sem juros; o valor de parcela mínima e os produtos participantes devem ser consultados nas lojas" informa a rede.

 

Como parte do "Maior Natal de Todos", o GPA também pretende aumentar o crédito e alavancar as vendas neste fim de ano. Produtos natalinos poderão ser parcelados em até 4 vezes nos cartões com bandeira do grupo, com parcela mínima de R$ 25. Parcelamentos em outras bandeiras poderão ser feitos em até 2 vezes.

 

De acordo com o vice-presidente executivo do GPA, as vendas no crédito serão importantes para impulsionar as vendas, no período, principalmente dos produtos que estão com isenção do IPI. "Estamos com boas condições de crédito para garantir ao cliente a melhor experiência de compra neste Natal", diz Ramatis Rodrigues, vice-presidente executivo do Grupo Pão de Açúcar. Para o professor Cláudio Felizoni de Angelo, do Programa de Administração do Varejo (Provar), a concessão de crédito é uma ferramenta importante para o setor de supermercados, porque se torna um atrativo para o consumidor final e impulsiona as vendas. "Particularmente os hipermercados têm uma margem de lucro muito baixa por unidade, então eles precisam vender em grandes quantidades para conseguir manter os lucros".

 

Cartões

 

Os pagamentos com cartão de crédito estão ganhando cada vez mais espaço no setor brasileiro de supermercados. Dados da Redecard mostram que o faturamento do setor cresceu 18,76% no crédito, 15,21% no débito e, somando-se os dois tipos de operação, 17,23%, na comparação entre outubro de 2009 e de 2008.

 

Segundo Roberto Medeiros, presidente da Redecard, é importante a ligação das empresas de supermercados com o setor de cartões de crédito para alavancar a economia do País. "É importante criar elos com os principais estabelecimentos destes supermercados. Vamos ampliar cada vez mais a nossa atuação, seja com promoções, parcerias ou ações de marketing e patrocínio."

 

Incentivos fiscais

 

A grande expectativa dos supermercados para aumentar as vendas neste fim de ano está nas vendas de produtos como os da linha branca e móveis, que estão com isenção do IPI dada pelo governo federal.

 

Como revelou a reportagem do DCI na semana passada, empresários do setor estão confiantes em que o 13º salário e o aumento da renda das classes C e D, somados ao programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida" e à Copa do Mundo, poderão aumentar a procura por estes itens neste fim de ano e no início de 2010.

 

Planejamento

 

Para evitar que a época de vender se transforme em período de prejuízos, com produtos 'encalhados' ou quebrados, é preciso organizar o ponto-de-venda e ter muito cuidado para dar visibilidade aos itens sazonais, que podem ter demanda reduzida logo nos primeiros meses do ano, conta Claudio Czapski, superintendente da Associação ECR Brasil. "Eles têm uma participação importante no faturamento e exigem um lugar especial na loja e visibilidade extra, pois seu período de exposição é restrito. Displays exclusivos e pontos extras dentro da loja podem ajudar a solucionar a questão", ressalta.

 


Veículo: DCI


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