Indústria com planta em Manhuaçu estima expansão de 30% no ano, após crescer 15% no semestre - No total, o mix da Gulozitos é composto por 120 itens e, para 2010, a previsão é aumentar para 150
Na esteira do crescimento do setor alimentício no país, a Gulozitos Alimentos Ltda, com unidade fabril em Manhuaçu, na Zona da Mata mineira, estima expansão de, pelo menos, 30% nos negócios em 2009 na comparação com 2008, quando cresceu 30% sobre 2007. De janeiro a junho, o incremento foi de 15% na mesma base de comparação.
A expansão vertiginosa da empresa, especializada na produção de salgadinhos de milho, pipoca e refrescos, se dá em virtude da solidez que a Gulozitos adquiriu ao longo dos 23 anos de mercado. Quem afirma é a diretora financeira, Giane Prata da Costa.
De acordo com ela, para manter os negócios "no azul", a Gulozitos investiu cerca de R$ 4,5 milhões - com recursos próprios - em políticas agressivas de marketing. Além do lançamento de seis novos produtos neste ano, a Gulozitos realizou ações estratégicas em várias mídias, anúncios em revistas segmentadas, participações em feiras e patrocínio de diversos eventos no país.
"Essas medidas ao longo do exercício foram fundamentais e, portanto, puxarão o crescimento da empresa em 2009."
Produção - A produção dos salgadinhos e pipoca atingiu os maiores níveis desde a fundação da fábrica, em torno de 700 mil fardos/mês. Na linha de refrescos, foram processadas 130 mil caixas/mês, o equivalente a 86,6% da capacidade instalada, de 150 mil caixas/mês. No total, o mix da Gulozitos é composto por 120 itens e, para 2010, a previsão é aumentar para 150. A distribuição dos produtos é feita através de frota própria: 70 caminhões baú e cerca de 10 carretas.
A planta de Manhuaçu possui terreno de 30 mil metros quadrados, dos quais 13 mil metros quadrados de área construída.
Nova planta - Presente em 17 estados brasileiros, a Gulozitos pretende, no próximo exercício, ampliar de forma significativa a participação no mercado brasileiro. Para tanto, de acordo com a executiva, vai construir uma nova unidade fabril, sem revelar detalhes.
"Já está em andamento um estudo de viabilidade técnica e não sabemos se a nova unidade será em Minas. De qualquer forma, até o início do segundo semestre de 2010 a planta será inaugurada. Vamos incrementar, ainda, o quadro de pessoal, atualmente em 700 colaboradores. Com a nova fábrica, certamente vamos ultrapassar mil funcionários", previu.
Hoje, Minas Gerais responde por 50% dos negócios e o restante é pulverizado nos outros estados: todo o Sudeste, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraná, Goiás e Distrito Federal.
Sobre a possibilidade de atuar em outros mercados, ela reconheceu que algumas empresas europeias já sondaram a Gulozitos, interessadas na linha de sucos em pó. No entanto, a ideia inicial é consolidar a marca no território brasileiro. "Vamos dar um passo de cada vez."
Na avaliação da diretora, 2010 será um ano próspero e de muitas novidades para os negócios da Gulozitos. A direção prevê avanço de, pelo menos, 40% para o período. Conforme ela, o lançamento de novos produtos, a ampliação do mix e o crescimento do setor alimentício no país serão peças-chave para a expansão da empresa.
Veículo: Diário do Comércio - MG