A Unilever poderá vender sua unidade italiana de alimentos congelados Findus Italy, numa operação de 500 milhões a 800 milhões de libras (US$ 754 milhões a US$ 1,2 bilhão) que está atraindo o interesse da Birds Eye Iglo e da Findus Group, concorrentes controladas por fundos de private equity.
O Goldman Sachs vem trabalhando com a Unilever na venda. A unidade italiana foi a única parte das operações europeias de alimentos congelados da Unilever mantidas quando a multinacional vendeu a Birds Eye e a Iglo para a Permira, o grupo de private equity do Reino Unido, por € 1,7 bilhão em 2006.
A Birds Eye Iglo, famosa por seus "palitos" de peixe, é considerada uma das favoritas a comprar a Findus Italy. Os outros principais candidatos são a Findus Group e a The Seafood Company.
A Findus Group foi comprada no ano passado pela Lion Capital, grupo de private equity de Londres, por 1,1 bilhão de libras (US$ 2,19 bilhões), da CapVest, firma de private equity de menor porte.
Pessoas familiarizadas com a Findus Italy acreditam que ela será avaliada em algo entre oito e dez vezes seu lucro anual de € 65 milhões a € 75 milhões de euros (antes dos juros, impostos, amortizações e depreciações , ou lajida).
A Pinnacle Foods, controlada pelo Blackstone, grupo de private equity dos Estados Unidos, pagou no mês passado US$ 1,3 bilhão pela Birds Eye Foods, companhia americana de alimentos congelados, o que representou mais de nove vezes seu lajida.
A Unilever decidiu não vender a Findus Italy em 2006 porque ela estava integrada à sua operação de produção de sorvetes italiana, que inclui as marcas Viennetta, Solero e Cornetto.
Na ocasião, a unidade italiana era a maior operação individual da companhia na Itália e o ex-presidente da Unilever Patrick Cescau declarou que ela era "estrategicamente importante" por seu papel nas relações comerciais no país. Ela também era vista como uma fonte de inovações e de tecnologia para as refeições congeladas vendidas nos Estados Unidos.
Entretanto, no fim de 2008, a Unilever abriu um centro global de pesquisa e desenvolvimento na Itália, focado nos chamados "alimentos montados", como refeições e aperitivos.
Ela também ampliou suas operações italianas, tendo se voltado recentemente para o mercado de cuidados com a aparência masculino, com o lançamento do gel para banho Dove Men + Care e uma linha de desodorantes. A Unilever tem agora uma posição dominante no segmento de desodorantes na Itália, embora no geral não seja tão forte no país quanto em outros mercados europeus como o Reino Unido, a França e a Holanda.
Mas a empresa acredita que poderá agora vender a Findus se conseguir um bom preço, sem colocar em risco sua posição competitiva na Itália. A Unilever vê a área de cuidados pessoais como importante para seu crescimento. Em setembro, pagou 1,27 bilhão pela unidade de cuidados pessoais da SaraLee, para f ortalecer sua participação de mercado na Europa.
Veículo: Valor Econômico