Com a previsão de atrair aos shopping centers um público superior aos 11% neste fim de ano, ante o mesmo período do ano passado, por conta do otimismo no varejo com relação às vendas de fim de ano, diversos centros de compras paulistas começaram a arregaçar as mangas para brigar pelo consumidor, que já tem em suas mãos a liberação da primeira parcela do 13° salário.
Especialistas estimam, por exemplo, aumento de 5% no fluxo de clientes neste próximo fim de semana - cerca de 230 mil pessoas - nos shoppings da capital e Grande São Paulo. Conhecido centro de compras da região da Avenida Paulista, o Shopping Frei Caneca é um dos mais otimistas, e por isso adotou campanhas natalinas para fidelizar a clientela, composta em sua maioria por um público de maior renda.
Com uma programação extensa de atrações, como o tradicional Papai Noel tirando fotos com os clientes pequenos, além de pintura artística no rosto das crianças e brincadeiras lúdicas, o shopping também tem a meta de se tornar alternativa no universo competitivo das compras. No último sábado, o empreendimento previa apresentar um espetáculo do Coral do Colégio Dante Alighieri, marcada para as 19h. No próximo dia 18, às 19h, será a vez do Trio D'elas e Eles, com as trombonistas Caroll Ramgél, Joyce Peixoto e Aline Alcântara, junto do pianista Rodolfo Jonasson e o percursionista Gilberto Rodrigues. Este é o primeiro Natal que os músicos tocam juntos, com um repertório repleto de tradicionais canções natalinas como Noite Feliz e Jingle Bells. O evento é gratuito: Rua Frei Caneca, 569.
Aniversário
Para celebrar seu 40º aniversário, o Shopping Center 3, na capital, que também acredita na visão de que o comércio varejista de São Paulo está à mil por conta do começo de dezembro e, com isso, o início da melhor época de vendas para as empresas do setor, resolveu criar uma série de novidades para impulsionar as vendas do centro de compras. Uma delas é a apresentação de mais de 15 corais entre ontem e 23 de dezembro. Outro reforço como chamariz para o público é a decoração, cujo tema escolhido foi "Natal Azul". Com a decoração assinada pela renomada empresa especializada na área Cipolatti, o empreendimento resolveu aproveitar também para adotar uma cara mais sustentável, e adotou a aplicação de lâmpadas led (diodo emissor de luz) - que consomem cerca de 70% menos de energia que as comuns - e a predominância da cor azul combinadas com detalhes em tom prata. O Shopping Center 3 está localizado na Avenida Paulista 2064.
Sustentabilidade
Interessado em adotar um conceito de imagem mais sustentável, o Shoppings Internacional de Guarulhos e o Shopping Bonsucesso, ambos instalados em Guarulhos, começaram a comercializar sacolas retornáveis do projeto Guarulhos Costurando o Futuro, da Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade.
Os produtos são confeccionados por costureiras da cooperativa Costurart em materiais como algodão, chita, juta e banners. Nos espaços de vendas do produto, é possível encontrar diversos modelos como bolsa-carteira, pochete, alça transversal, com estampa de filmes, bordadas em fita de cetim e cobertas de renda com pérolas falsas.
Os preços variam de R$ 3,90 a R$ 20. A Costurart é a primeira cooperativa resultante do projeto Guarulhos Costurando o Futuro, que visa incentivar a produção e uso de sacolas retornáveis em material biodegradável, além de capacitar gratuitamente pessoas de baixa renda.
Promoção
Até 23 de dezembro, o cliente que efetuar compras acima de R$ 300 ou R$ 150 para os associados do Programa de Fidelidade Central Card, no Shopping Central Plaza, na capital, receberá um panetone de 500 gramas Village e um cupom para concorrer a um veículo "Prisma 0 km".
Para tanto, é preciso acertar quantos panetones estão dentro do veículo, sendo o ganhador quem acertar ou chegar mais próximo ao número exato. Em caso de empate, chaves serão distribuídas e, no dia 24 de dezembro, uma ligará o carro.
Veículo: DCI