Pão de Açúcar foca Nordeste e Walmart

Leia em 2min 10s

O Grupo Pão de Açúcar vai estrear na região Norte com a abertura em janeiro de uma loja da rede de atacado Assai e um hipermercado da marca Extra em Palmas (TO). A maior varejista do Brasil também vai focar a sua expansão na região Nordeste, onde o Walmart assumiu a liderança com a aquisição do Bompreço em 2005. "A disputa no futuro será entre o Grupo Pão de Açúcar e o Walmart. Não tenho dúvidas disso", afirmou o vice-presidente de operações do Grupo Pão de Açúcar, Enéas Pestana.

 

O Walmart é atualmente a terceira maior varejista no mercado brasileiro, atrás da multinacional francesa Carrefour, que sempre foi a grande rival do Grupo Pão de Açúcar no país. Na segunda-feira, o Walmart anunciou que vai elevar em cerca de 40% o valor investido no país no ano que vem, quando prevê um orçamento entre R$ 2 bilhões e R$ 2,2 bilhões.

 

Para 2010, segundo Pestana, o Grupo Pão de Açúcar pretende abrir o capital de seu braço de internet e vender novas ações da Globex, a controladora do Ponto Frio, após receber autorização das autoridades antitruste para a integração dos negócios da Casas Bahia, segundo afirmou A oferta inicial de ações da nova pontocom, que vai reunir as operações de comércio eletrônico do Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, deve ocorrer na segunda metade do ano que vem ou em 2011.

 

Com um valor de mercado de R$ 15,4 bilhões (US$ 8,6 bilhões), o Grupo Pão de Açúcar registra uma valorização de quase 100% nas suas ações neste ano. Na nova empresa de internet que será criada pela companhia, a Casas Bahia terá 17% de participação e o Pão de Açúcar ficará com os 77% restantes. No caso da nova empresa resultante da fusão das lojas do Ponto Frio e da Casas Bahia, a Casas Bahia ficará com uma participação maior, de 49%.

 

Em outubro, as vendas do varejo apresentaram a maior taxa de crescimento do ano, de 8,4% em relação a igual período de 2008, de acordo com o IBGE.

 

Pestana afirmou que as margens brutas de lucro devem continuar se estreitando em 2010 à medida que o Pão de Açúcar pretende expandir as operações de atacado e vai agregar os negócios de eletroeletrônicos recém-adquiridos. No terceiro trimestre, a margem bruta da varejista caiu de 27% em igual período de 2008 para 24,8%. " A tendência é que [a margem] caia um pouco mais", disse Pestana. A companhia vai encerrar 2009 com R$ 2,4 bilhões em caixa.
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Alpargatas vende têxtil por R$ 43 mi

A fabricante de calçados Alpargatas acertou com a Brasfanta Indústria e Comércio a venda direta de ...

Veja mais
Varejo esportivo vibra com Copa e Olimpíada

O varejo espera grande aumento do consumo com a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas 2016 no Brasil, e o segment...

Veja mais
Cacau fresco

Tem barraquinha nova nas praias paulistas nesta temporada. A Garoto chega ao litoral com sua linha de picolés e c...

Veja mais
Detergente líquido entra no carrinho das classes D e E

     Para milhões de brasileiros que pertencem às classes D e E, 2009 foi o ano em que...

Veja mais
Sabor que vem com o clima

Os pomicultores estão destoando do jogral de choradeira dos produtores rurais brasileiros com as loucuras da mete...

Veja mais
TV Digital 3D da LG Electronics chega ao varejo no próximo ano

A expectativa é que sejam comercializadas 400 mil unidades com a tecnologia 3D (terceira dimensão) em 2010...

Veja mais
Supermercados serão fiscalizados e perderão alvará se desobedecerem

A Lei que põe fim às filas nos supermercados foi sancionada em outu- bro e já está valendo p...

Veja mais
Panificadores faturam R$ 50 bilhões em 2009

Melhoria na gestão, na oferta de mix de produtos e serviços e estabilidade do dólar contribuem para...

Veja mais
Descontos de até 76% no pós-Natal

Lojas virtuais já planejam suas queimas de estoque a partir da zero hora do dia 26 de dezembro   Descontos...

Veja mais